Veja os 10 sítios arqueológicos mais espetaculares do mundo

Berços de civilizações super antigas e recheados de mitos e uma boa parte da história da humanidade, os sítios arqueológicos espalhados ao redor do mundo, nos levam a verdadeiras viagens no tempo, onde conseguimos compreender melhor como era a vida das pessoas que nos procederam na história, reservando também paisagens únicas e arquiteturas milenares.

Conheça 10 sítios arqueológicos ao redor do mundo

Machu Picchu – Peru

Foto: Max Pixels

Talvez o mais conhecido dos sítios arqueológicos, a cidade de Machu Picchu foi construída no século 15, a 2.500 metros acima do nível do mar. A antiga cidade é o principal vestígio da civilização Inca é declerado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Petra – Jordânia

sitios arqueologicos

Foto: dimitrisvetsikas1969 / Pixabay

Situada entre o Mar Vermelho e o Mar Morto, a 250 km de Amã, capital da Jordânia, a antiga cidade de Petra é uma maravilha arqueológica do Oriente Médio. A cidade foi fundada no ano de 312 a.C e foi dominada por diversos povos como hebreus, gregos e romanos.

Angkor Wat – Camboja

sitios arqueologicos

Foto: sharonang / Pixabay

Nas profundezas da selva do Camboja encontram-se os restos de uma vasta cidade medieval que permaneceu escondida até o século XIX, Angkor Wat, foi construída por volta de 1150, continua sendo o maior complexo religioso do planeta, cobrindo uma área quatro vezes maior do que a Cidade do Vaticano.

Teotihuacán – México

Foto: jjnanni / Wikimedia Commons

Localizada na região central do México o sítio arqueológico de Teotihuacán idades mais antigas das Américas teve início entre os séculos 1 a 7 d.C. No seu auge, a cidade tinha mais de 100 mil habitantes, abrigando também a Pirâmide do sol, a terceira construção desse tipo no mundo.

Luxor – Egito

Foto: rperucho / Pixabay

Além de sua importância arquitetônica e geológica, o Templo de Luxor é o único que abriga documentos da época faraônica, greco-romana, copta e islâmica. O sítio abriga colunas, edifícios, obeliscos e diversas estátuas, sendo que algumas representam o rei em forma de esfinge, com cabeça humana e corpo de leão, e outros formatos típicos da cultura egípcia.

Éfeso – Turquia

Foto: checovenier / Pixabay

Pouco conhecido entre as cidades que se destacam por serem donas de sítios arqueológicos, Éfeso pertencia ao império greco-romano e dividia as atenções com Roma, tanto no tamanho quanto na importância. O destino ficou esquecido por algum tempo e voltou a despontar turisticamente falando graças à restauração pela qual passaram seus monumentos.

Acrópole de Atenas – Grécia

sitios arqueologicos no mundo

Foto: Jebulon / Wikimedia Commons

A Acrópole de Atenas foi construída entre 450 a 330 aC sobre as ruínas de construções mais antigas. O sítio arqueológico possui quatro das mais importantes obras primas da arte grega clássica: O Partenon, o Propileu, o Erecteion e o templo de Atena Nike. Em grego, Acrópole significa “cidade no topo”. Na Grécia antiga era um distrito de defesa que também reunia os principais prédios administrativos e religiosos da cidade.

Chichen Itzá -México

sitios arqueologicos no mundo

Foto: Daniel Schwen / Wikimedia Commons

Também na América Latina, fica outra preciosidade arqueológica. Chichen Itzá mantem vivos alguns dos vestígios e ruínas que um dia serviram de moradia para a civilização Maia. O conjunto arquitetônico abriga a Pirâmide de Kukulcán e o Templo dos Guerreiros, algumas das construções mais importantes da história do continente latino-americano.

Persépolis – Irã

sitios arqueologicos no mundo

Foto: Julia Maudlin / Wikimedia Commons

Persépolis foi uma das metrópoles antigas mais suntuosas que o mundo conheceu. A capital do Império Persa, que se estendeu do Egito à Índia, levou mais de um século para ser edificada e exibiu em seu auge faustosas construções. Mas Alexandre, o Grande, colocou fim a todo esse esplendor: invadiu, conquistou e tocou fogo na antiga capital persa. Apenas em 1930 escavações arqueológicas revelaram o que ainda restava no local, que fica no sul do Irã e está aberto ao turismo.

Tikal – Guatemala

sitios arqueologicos no mundo

Foto: Bjørn Christian Tørrissen / Wikimedia Commons

Tikal é simplesmente, o maior e um dos mais esplendorosos sítios arqueológicos já escavados em todo o continente americano. Fica na Guatemala, no meio da Floresta de Petén, e recebe milhares de turistas a cada ano. Foi sem dúvida, uma das grandes metrópoles maias em seu apogeu, o chamado período clássico, compreendido entre 250 e 900 d.C. É reconhecido como Patrimônio da Humanidade desde 1979 e guarda as maiores pirâmides maias, a exemplo do Templo do Jaguar.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

10 filmes que vão te deixar com vontade de viajar

Artigo anterior

30 roteiros para quem gosta de aventura

Artigo seguinte

Você pode gostar