Com um belo litoral, a Paraíba impressiona até mesmo os turistas mais exigentes com seus cenários paradisíacos 

Dos estados situados no Nordeste brasileiro, é aquele que menos atrai viajantes, mas isso está começando a mudar, porque as belezas paraibanas estão sendo descobertas e o melhor é que elas vão muito além de praias e paisagens. 

Atrações para conhecer

Paraíba

Foto: MTur/Divulgação

Uma capital bem organizada e arborizada, João Pessoa, ou Jampa para os íntimos, é a terceira cidade mais antiga do país, o que lhe confere uma dose de respeito e sabedoria, escondida em seu centro histórico, composto por belíssimos conjuntos arquitetônicos como a Igreja Nossa Senhora do Carmo e o Casarão de Azulejos.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Caminhar por essa área, é uma verdadeira contemplação, mas também é uma forma de adquirir conhecimento sobre a história local, e consequentemente, do Brasil, ao visitar o Centro Cultural São Francisco, que é um complexo histórico com igrejas em estilo barroco, que ainda possui dois museus.

O que muitos não sabem é que João Pessoa também é um destino que agrada aos turistas pelo seu custo benefício. Diferente das cidades que exalam glamour e ostentação, o clima simples do local pode ser notado pelos preços das barraquinhas das praias: justos e ideais para quem gosta de passar o dia à base de muita caipirinha, sem precisar desembolsar uma pequena fortuna. Aliás, na parte urbana da capital está a praia de  Tambaú com um calçadão super convidativo, com flores, quiosques animados e agências que oferecem passeios de barco para as piscinas naturais de Picãozinho, que são imperdíveis! 

Outro destino imperdível na capital é a Praia do Bessa, onde é comum encontrar pessoas praticando esportes, como stand up paddle e caiaque. Porém, o que a torna tão especial são os 4 km corais preservados, que separam a parte rasa do alto mar a uma área com um visual surreal de águas transparentes. Tal região ficou conhecida como “Caribessa” ou o “Caribe da Paraíba”. 

As verdadeiras jóias do litoral ficam um pouco mais distantes, a apenas 20 km de João Pessoa, no município de Conde, você irá se deparar com Coqueirinho, uma praia, como é de esperar, uma praia com coqueiros e falésias, que fica ainda mais bonita com o mar verde, de águas mornas. Próximo a ela, está também Tambaba, a primeira praia de nudismo do Brasil. 

Como toda cidade que honra o sangue nordestino, a festa não poderia ficar em segundo plano e é o caso de Campina Grande, palco do maior São João do Mundo, onde as comemorações juninas duram o mês inteiro. Nesse período há mais de 300 quadrilhas que se apresentam na cidade em um clima contagiante ao da sanfona, triângulo e zabumba que são escutados pelas ruas.

Em Campina Grande um outro ponto que vale ser lembrado é a Vila do Artesão, onde é possível experimentar as comidas da região e comprar uma variedade de produtos de madeira, renda, algodão colorido, argila, entre outros materiais feitos a mão, pelos locais. Paraíba é aquele lugar que você chega com baixas expectativas, mas vai embora com uma sensação de que viveu momentos inesquecíveis, e claro, com vontade de voltar. 

Paraíba

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Hotel no Itaim Bibi: Hotel Radisson Blu São Paulo

Artigo anterior

Pernambuco

Artigo seguinte

Você pode gostar