Festa e praia nunca foram uma combinação tão perfeita e a prova disso está em Porto Seguro, cidade localizada a 700 km de Salvador. Seus gigantescos quiosques e restaurantes à beira mar são um convite para a diversão sem fim, sempre embalados com muita música, dança e claro, alegria. Toda energia do nordeste brasileiro cabe nesse território, que também é um marco no descobrimento do Brasil, com inúmeros museus, monumentos e igrejas que nos ajudam a entender as origens do nosso país. 

Não por acaso, Porto Seguro foi a primeira cidade que Pedro Álvares Cabral e sua tripulação desembarcaram quando chegaram ao território brasileiro e logo deram de cara com uma natureza abundante e praias paradisíacas. Toda esse passado continua vivo no  Centro histórico da cidade, que é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Dá para perceber a importância dele para o nosso país. Ele marca a divisão entre Cidade Alta e Baixa, onde os visitantes encontram diversos pontos turísticos.

Atrações em Porto Seguro

Porto Seguro

Foto: Vilamir Azevedo/ Wikimedia Commons

Mas, afinal, quais atrações visitar em Porto Seguro? Comece essa aventura pelo Marco do Descobrimento, que foi instalado pelos portugueses, em 1503, três anos após o desembarque de Cabral na região, para representar a posse do território. Ele tem 2,5 metros de altura, em mármore e é o mais antigo patrimônio histórico brasileiro existente.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Nesta região, também é possível encontrar um conjunto arquitetônico relevante para a cidade, que inclui a Igreja de Nossa Sra. da Pena, a Igreja de Nossa Sra. da Misericórdia, a Igreja de São Benedito, que marcaram a missão dos jesuítas na época e a Casa de Câmara e Cadeia, ou também conhecido como Museu de Porto Seguro, que contém um acervo que conta como era a vida dos índios que habitavam o local antes da chegada dos colonizadores. Há vários itens que eram utilizados pelas tribos na época e ainda existe uma sala que era usada como cadeia. 

Ainda na cidade, outro cartão postal é a Passarela do Álcool, também conhecida como Passarela do Descobrimento. Contudo, diferente dos outros locais históricos, ela é sinônimo de badalação, muito procurada a noite por turistas que desejam fazer um esquenta para festas, já que há inúmeras barracas vendendo bebidas. É o melhor lugar também para conhecer a culinária local e fazer compras de itens artesanais. 

No quesito praia, Taperapuã é parada obrigatória. Ela fica a apenas 7km do centro de Porto Seguro e tem um mar sem ondas e calmo, ideal para um mergulho. Porém, sua a orla é dominada por barracas gigantescas que, juntas, formam uma verdadeira festa ao ar livre. As mais famosas são TôaTôa, Axé Moi e Barramares, que além de muita música, também oferecem almoço, bons drinks e muita diversão. Impossível ficar parado. 

Mas, se você deseja curtir a praia, mas em um ambiente mais tranquilo, a Praia de Mundaí é um refúgio para os turistas, que apresenta uma ótima estrutura e bons momentos em meio a natureza. Outra alternativa para encontrar lugares cada vez mais desertos é seguir até a cidade de Santa Cruz de Cabrália, distante 23 km de Porto Seguro. Ela é o oposto de sua vizinha, é um lugar para quem busca descanso e desconexão, sem o agito encontrado nas praias do centro.  

Para fechar essa viagem a Porto Seguro de uma forma inesquecível, procure fazer a observação de Baleias Jubarte. O passeio é indicado para ser feito entre julho e outubro, época em que os maiores mamíferos do planeta vem em direção ao litoral baiano para fins reprodutivos. O passeio é feito em um barco que leva para pontos estratégicos de visualização. 

Porto Seguro

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Florianópolis

Artigo anterior

Morro de São Paulo

Artigo seguinte

Você pode gostar