Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional Lençóis Maranhenses é um paraíso escondido no Nordeste do Brasil. A paisagem única é composta pelas dunas que estão sempre mudando de lugar com os ventos e as lagoas formadas pelo acúmulo de água das chuvas. E é por esse motivo que há uma época certa para visitar esse encanto nordestino.

Na região dos Lençóis Maranhenses existem duas estações características ao longo do ano. A chuvosa e a seca. A melhor época para visitação é logo depois da estação chuvosa e no começo da seca, durante os meses de maio a agosto, quando as lagoas estão em seu nível máximo e as chuvas, que costumam ser fortes e diárias, dão uma trégua. Nesse período as lagoas estão perfeitas para banho.

Leia mais:

Atins o destino mais cool dos Lençóis Maranhenses
Rota das Emoções – Aventura em uma das regiões mais preservadas do Brasil
Rota das Emoções: conhecendo o Ceará, Maranhão e o Piauí em 7 dias
Trekking nos Lençóis Maranhenses, travessia em 4 ou 5 dias
Turismo em Barreirinhas: o que ver e fazer

Nível das águas alto

Período: De Maio a Agosto

Apesar deste ser o melhor período para se estar lá, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode ser visitado durante todo o ano. E mesmo as lagoas não estando completamente cheias o turista ainda pode se banhar em algumas lagoas, praias e rios que cercam a região.

Após o termino do período chuvoso no estado que chega a ter 4 meses de chuvas intensas, todas as lagoas e rios do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses estão com o nível máximo de água, proporcionando a quem visita o parque nacional a oportunidade de admirar os cenários dos Lençóis Maranhenses da melhor forma possível.

Nível das águas médio

Período: Setembro a Outubro / Fevereiro a Abril

Quando a estação mais seca do ano se aproxima as lagoas passam a secar devido a ação do sol e do vento. Neste período as lagoas não estão tão cheias mas possibilitam ainda a oportunidade de recreação na água, só que um pouco mais limitada. A paisagem do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses começa a mudar, as lagoas diminuem de tamanho e profundidade e aumenta a presença de algas e vegetação aquática.

Nível das águas baixo

Período: Novembro a Janeiro

Os meses menos aconselháveis para visita são os de novembro a janeiro, no auge do verão a maioria das lagoas estão completamente secas e os rios estão com o nível baixo de água. Neste período a recreação na água é possível apenas nas lagoas permanentes por seu extenso comprimento, como a lagoa do Peixe e a lagoa da Esperança.

Foto: Foto: Luis Salvatore

Se você deseja conhecer o destino indicamos o pessoal da Eco Adventure, pioneiros no desenvolvimento do turismo na região e uma das poucas agências que oferecem passeios personalizados nos Lençóis Maranhenses desde 1998.

+info:

Eco Adventure

Av. Presidente Vargas, 26 – Porto das Barcas, Parnaíba – Piauí
Tel.:(86) 3323.9595
E-mail: eco@ecoadventure.tur.br
Site


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.