Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional Lençóis Maranhenses é um paraíso escondido no Nordeste do Brasil. A paisagem única é composta pelas dunas que estão sempre mudando de lugar com os ventos e as lagoas formadas pelo acúmulo de água das chuvas. E é por esse motivo que há uma época certa para visitar esse encanto nordestino.

Na região dos Lençóis Maranhenses existem duas estações características ao longo do ano. A chuvosa e a seca. A melhor época para visitação é logo depois da estação chuvosa e no começo da seca, durante os meses de maio a agosto, quando as lagoas estão em seu nível máximo e as chuvas, que costumam ser fortes e diárias, dão uma trégua. Nesse período as lagoas estão perfeitas para banho.

Leia mais:

Atins o destino mais cool dos Lençóis Maranhenses
Rota das Emoções – Aventura em uma das regiões mais preservadas do Brasil
Rota das Emoções: conhecendo o Ceará, Maranhão e o Piauí em 7 dias
Trekking nos Lençóis Maranhenses, travessia em 4 ou 5 dias
Turismo em Barreirinhas: o que ver e fazer

Apesar deste ser o melhor período para se estar lá, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode ser visitado durante todo o ano. E mesmo as lagoas não estando completamente cheias o turista ainda pode se banhar em algumas lagoas, praias e rios que cercam a região.

Nos meses de setembro a outubro (período de seca), e de fevereiro a abril (período chuvoso) as lagoas estão no nível médio, permitindo a recreação na água, apesar de limitada.

Os meses menos aconselháveis para visita são os de novembro a janeiro, no auge do verão a maioria das lagoas estão completamente secas, sendo possível banho somente nas lagoas perenes como lagoa do Peixe e a lagoa da Esperança.

Foto: Foto: Luis Salvatore