Passeio pela Gruta do Lago Azul impressiona turistas em Bonito

Gruta do Lago Azul é um dos principais cartões postais de Bonito e impressiona pela coloração única

A cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul já é destino conhecido para turistas que procuram uma viagem cheia de paisagens paradisíacas. Nacionalmente, o município é conhecido por seu cartão-postal, uma das piscinas de águas cristalinas mais lindas do Brasil.

Localizada a 20 km de Bonito, o passeio pela Gruta do Lago Azul impressiona os visitantes por suas águas cristalinas que, por causa da refração da luz e de minérios presentes no fundo do lago, possuem uma coloração azulada deslumbrante. Chega a ser difícil encontrar algo parecido em qualquer outro lugar do mundo.

Já falamos da Gruta na matéria sobre 50 destinos com águas cristalinas no Brasil, e sem dúvidas, esse é um dos principais destinos da seleção. Além de suas águas extremamente azul, a gruta também chama atenção de turistas por sua história e mistérios. Suas dimensões a fazem uma das maiores cavidades inundadas do mundo e sua formação data de milhões de anos atrás, fósseis de animais pré-históricos como o tigre dente de sabre e a preguiça gigante foram encontrados dentro da gruta. A profundidade real do lago é desconhecida, 87 metros foi o máximo que um mergulhador conseguiu chegar.

Por ter sido tombada Monumento Natural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) o acesso a Gruta do Lago Azul é rigorosamente restrito, com o objetivo de conservar a atração. Diariamente, apenas 305 pessoas podem visitar a caverna, separadas em grupos de até 15 pessoas a cada 20 minutos e não é permitido nadar no lago. Para máxima preservação somente fotos são permitidas. Para chegar a gruta é necessária uma caminhada de 300 metros e depois um pouco de coragem para descer os quase 300 degraus irregulares (equivalente a um prédio de 12 andares) e chegar até o cartão-postal da cidade.

Leia também:

5 atrações para você conhecer em Bonito
Flutuação em Bonito, aquário natural Rio Sucuri
Bonito, o melhor destino de ecoturismo do Brasil
Bonito: a beleza escondida do Abismo Anhumas
Bonito para crianças: conheça os lugares mais tranquilos do destino

Para quem deseja conhecer a Gruta do Lago Azul o ideal é reservar com antecedência, pois pode haver indisponibilidade dependendo do período da sua viagem. A Agência Sucuri, é uma das empresas locais que opera roteiros em Bonito, eles oferecem diferentes passeios para a Gruta do Lago Azul e outros pacotes de viagem em Bonito. Visitar a gruta é relativamente rápido e pode ser facilmente conciliado com outras atividades e passeios pela cidade.

Foto: Alexandre Lobo

Foto: Fernando Stankuns

Foto: Daniel De Granville

Foto: Alexandre Santana

Foto: Artur Ring

Foto: Daniel De Granville

+Info

Agência Sucuri
Tel: +55 (67) 3255-3994
contato@agenciasucuri.com.br
www.agenciasucuri.com.br