Atravessando a fronteira do Brasil com a Bolívia por Rondônia, Guajaramiri

Atualizada em:

A cidade de Guajará-Mirim é a única opção para viajantes que desejam cruzar a fronteira do Brasil com a Bolívia pela região norte do Brasil. O município está localizada a a 328 km da capital de Porto Velho,na capital do estado de Rondônia.

Para chegar até Guayaramerim na Bolívia, os viajantes precisam ir até a cidade de Guajará-Mirim, município vizinho separado por uma área não muito extensa do Rio Mamoré. O percurso para chegar até a fronteira dos dois países é feito pela BR 425, a menor rodovia do Brasil.

A travessia na fronteira para a cidade de Guayaramirim é feita por pequenos barcos rápidos, que saem saem durante todo o período do dia, após a formação de um pequeno grupo de pessoas.

Para cruzar até o país vizinho, o viajante precisa ter em mãos apenas o passaporte ou a cédula de identidade (apenas para cidadãos dos países que fazem parte do Mercosul, Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru, Bolívia, Venezuela, Colômbia e Equador). É necessário também um visto que deve ser retirado na polícia federal à poucas quadras da fronteira.

Após a entrada na Bolívia é necessário retirar uma permissão que pode varias de 1 até 90 dias para ficar no país. No local também é possível encontrar diversas casas de câmbio para fazer a conversão de real para peso boliviano.

Da cidade, é possível pegar ônibus para outros destinos do país como Santa Cruz de Lá Sierra, Trinidad, Sucre e La Paz.

Como chegar


Para chegar até Guayaramerim, na Bolívia, é preciso seguir a BR-425, que liga a capital Porto Velho, as cidades vizinhas de Nova Mamoré e Guajará-Mirim (RO), com distância de 333 km.

A empresa de ônibus Real Norte oferece o trecho de Porto Velho até Guajará Mirim, com duração de viagem estimada entre 6 horas.

Guajará-Mirim. Foto – Cristina Lyra
Guajará-Mirim. Foto -Jorge Porres
Guayaramirim. Foto – Fábio Morais

» Lugares para conhecer em Porto Velho
» Viagem de Manaus à Porto Velho de Barco
» Atrações imperdíveis pra conhecer na Bolívia
» Lago Titicaca e suas ilhas – Peru e Bolívia

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima