Você já pensou em live outside the country? Apesar deste ser um sonho distante para muitos jovens, é possível realizá-lo através de um programa do Governo chamado Working Holiday Visa (WHV). Com ele, é possível conseguir visto de trabalho em alguns países, para que você viva o intercâmbio cultural que sempre sonhou!

Esse tipo de visto, é concedido para jovens que desejam viver uma experiência cultural, principalmente na Europa. E como ele garante o direito ao trabalho, também é possível explorar os mais belos pontos turísticos do país desejado.

Por isso, vamos compartilhar com você todas as informações sobre esse visto de trabalho e férias. Veja como você pode solicitá-lo para morar no exterior legalmente.

Read too " Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O que é o visto de férias e trabalho Working Holiday Visa?

vistos para brasileiros

Auckland – Nova Zelândia. Foto: Partha Narasimhan / Unsplash

O Working Holiday Visa, ou Visto de Férias e Trabalho, como também é conhecido aqui no Brasil, é um visto que permite que jovens brasileiros morem, trabalhem e estudem no país escolhido com um custo reduzido e de maneira bem menos burocracia.

Como, geralmente, em vistos de estudantes ou de trabalho é necessário ter um “Sponsor”, em outras palavras, alguém ou alguma empresa atuando como patrocinador. Outra opção, um pouco mais cara, é através de alguma instituição de ensino que liberam vistos de estudo de longa duração. Com um custo mais elevado, esses tipos de intercâmbio mais tradicionais podem ser desanimadores para a maioria dos jovens. Por isso, o Working Holiday Visa é uma opção bem mais atraente para quem deseja imigrar e não possui condições de custear um intercâmbio ou arcar com um custo elevado para conseguir um visto de trabalho.

Claro que, ainda se faz necessário comprovar alguns fundos e entregar documentos obrigatórios, mas como dissemos, a burocracia e os custos para conseguir esse tipo de visto são bem menores.

Quais são os requisitos e permissões concedidas pelo visto de férias e trabalho Working Holiday Visa?

trabalhar no exterior

Munique – Alemanha. Foto: ian kelsall on Unsplash

Os requisitos mínimos para solicitar o visto de férias e trabalho variam de acordo com o país de destino desejado. Elas flutuam entre idade, dependentes, saúde, grau de escolaridade e outros itens obrigatórios.

Antes de mais nada, veja quais são os requisitos mínimos para solicitar o visto Working Holiday Visa em cada país de destino:

New Zealand

A Nova Zelândia é um dos principais destinos procurados por jovens brasileiros que desejam morar fora do país. Principalmente pelo fato de lá ser possível estudar ou participar de um programa trainee de até 6 meses. Também é possível se manter no país por até 12 meses. Veja os requisitos mínimos são:

  • Primeiramente, ter entre 18 e 30 ano;
  • Possuir um passaporte válido a até, no mínimo, 3 meses depois da data de saída da Nova Zelândia;
  • Conhecer o país como turista, tendo o trabalho ou estudo como intenção secundária;
  • Não viajar com parceiros, filhos ou outros dependentes, a menos que eles tenham o próprio visto;
  • Contratar seguro saúde;
  • Realizar o Exame Médico completo e estar de acordo com os conformes de saúde exigidos;
  • Reservar dinheiro para a estadia e passagens de ida e volta ao Brasil;
  • Não ter tido nenhum outro visto de Férias e Trabalho emitido.

France

Se conhecer a França sempre foi seu sonho de consumo, então vai ficar feliz em saber que desde 2018, jovens brasileiros podem residir no país por até 1 ano com o visto de férias e trabalho. Veja quais são os requisitos mínimos:

  • Em primeiro lugar, ter entre 18 e 30 anos;
  • Viajar sozinho, sem dependentes;
  • Possuir passaporte com pelo menos 1 ano e 3 meses de validade;
  • Comprovar recursos para a estadia nos primeiros meses no país, sendo o mínimo 2.500 euros;
  • Possuir passagem de ida e volta ou ter dinheiro suficiente para a compra;
  • Não ter solicitado um Visto de Trabalho e Estudo na França anteriormente;
  • Não possuir antecedentes criminais;
  • Contratar seguro de viagem;
  • Escrever uma carta de motivação em francês com o objetivo da viagem

Com todos os documentos em mãos, é preciso agendar uma visita ao consulado francês (nas unidades do Rio, São Paulo ou Recife) para apresentar os documentos solicitados.

Germany

Agora, se o seu sonho sempre foi conhecer a Alemanha, saiba que também é possível se candidatar para o visto de férias e trabalho por lá. Para isso, você precisa cumprir o requisitos mínimos, que são:

  • Ter entre 18 e 30 anos;
  • Viajar sozinho, sem parceiros, filhos ou outros dependentes;
  • Ter a passagem de ida e volta ao Brasil ou comprovar ter dinheiro suficiente para a compra;
  • Comprovar renda para se manter nos primeiros meses na Alemanha;
  • Contratar seguro saúde e acidentes.

You may clicar neste link para ser direcionado ao site a imigração alemã.

Canada

Dependendo do país escolhido como destino, é permitido permanecer no Canadá com um Working Holiday Visa, durante um ano. Todavia, você deverá notificar as autoridades canadenses do seu desejo de se estabelecer lá e aguardar a aprovação antes de finalizar a solicitação do visto.

À princípio, os requisitos mínimos para morar no Canadá com esse tipo de visto são:

  • Entre 18 e 35 anos;
  • Em segundo lugar, ter um passaporte válido;
  • Contratar Seguro saúde;
  • Fazer os exames médicos solicitados;
  • Não ter antecedentes criminais;
  • Comprovar recursos  de $2500 dólares canadenses;
  • Estar matriculado em uma instituição de ensino superior ou não ter se formado há mais de 1 ano.

Os contratos de trabalho no Canadá garantem uma média de 40 horas semanais e você pode se candidatar a qualquer vaga, desde que não seja requisito obrigatório ter um diploma como advocacia, medicina ou engenharia.

Aliás, a diferença do Canadá para os outros países é que lá, seu parceiro e filhos podem aplicar ao visto também.

Além disso, é obrigatório ter pelo menos um mês de aulas de inglês e também existe uma taxa de emissão do visto.

Clique neste link para conferir todas as informações do visto para o Canadá.

Como conseguir emprego em outro país?

Pois para conseguir emprego em outro país, você precisa tomar alguns cuidados básicos, que são: conhecer minimamente o mercado de trabalho e a legislação do país destino.

Outro ponto interessante para se considerar é ter um nível básico / intermediário da língua nativa do lugar, além de uma rede de apoio com pessoas que poderão te ajudar com dicas locais. Isso vai te ajudar na hora de ler e assinar contratos e a optar por condições de trabalho justas. Além de te ajudar a evitar constrangimentos, abusos e situações de vulnerabilidade no ambiente de trabalho.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os best destinations do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes places to visit in Brazil e no exterior. São milhares de travel tips com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotels, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Subscribe to our channel:
 

Plan your Trip


7 parques naturais incríveis para visitar entre SP, RJ e MG

Previous article

5 destinos para aproveitar o melhor da gastronomia mineira

Next article

You may also like