Para minimizar impacto social causado pela redução das atividades turísticas de Trancoso, UXUA Casa Hotel & Spa distribui refeições gratuitas para a comunidade baiana

Em tempos de crise a desigualdade social só se agrava. Em decorrência de uma paralização global, quem tem uma reserva financeira irá superar esse cenário com grandes danos e dificuldades. Mas, infelizmente, essa situação será ainda mais grave para quem vive com pouco e não tem garantias de salário. Essa é a realidade de milhões de brasileiros que vivem espalhados pelo país, principalmente a classe de trabalhadores informais.

Com o objetivo de reduzir o impacto social causado pela falta de turistas em um dos destinos mais visitados do Brasil, o UXUA Casa Hotel & Spa, hospedagem de charme da vila de Trancoso, no litoral sul da Bahia, está implementando estratégias para ajudar a comunidade local e minimizar o impacto causado pelas últimas notícias.

A hospedagem está temporariamente fechada para hóspedes, mas segue com parte da sua operação em funcionamento. Tudo por uma causa importante: ajudar as pessoas mais vulneráveis da comunidade baiana que estão sofrendo com a crise mundial e sem grandes perspectivas de melhoras. “O bem estar do planeta foi um valor central na criação do UXUA”, afirma Wilbert Das, fundador e sócio proprietário do hotel.

Sob o comando da Chef Ju Pedrosa, hotel ajuda comunidade local em tempos de crise. Foto: Divulgação

Responsabilidade social em tempos de crise

Cerca de 80% da equipe está em suas casas, conforme orientação das autoridades da saúde. Entretanto, por lá os preparos feitos sob o comando da Chef Ju Pedrosa e com o acompanhamento do nutrólogo Dr. Jullian Hamamoto, estão a todo o vapor. Para garantir a segurança e saúde da pequena equipe que segue em atividade, um médico ajuda diariamente para que a equipe siga trabalhando sem correr riscos. Assim eles podem seguir ajudando ao próximo, sem que isso agrave o problema de disseminação.

Bob Shevlin, co-fundador do UXUA, ainda enfatiza, “não podemos assistir a tudo isso com apatia, precisamos ser parte da solução”. Em situações decisivas como essa, o pensamento coletivo é mais do que necessário, principalmente em comunidades pequenas onde a atuação do poder público é bem menor.

Em 2018 o hotel também apoiou a criação de hortas comunitárias em Trancoso, além de fomentar projetos sociais que auxiliam na nutrição da comunidade. O Organic Festival Trancoso, coordenado pela equipe, traz informação sobre a importância de uma alimentação saudável, educando os moradores com opções gastronômicas mais saudáveis.

Ajudar idosos em isolamento e crianças vulneráveis estão entre as prioridades da marca. Foto: Divulgação

Hotel na Bahia está distribuindo refeições para idosos e crianças

O UXUA está distribuindo refeições gratuitas para ajudar idosos em isolamento e crianças locais sem acesso aos refeitórios das escolas. A medida está inspirando diferentes pessoas pelo Brasil e pode servir de exemplo para outras empresas da hotelaria.

Dr. Jullian Hamamoto, nutrólogo e Diretor de Medicina do hotel, também é voluntário no hospital público de Trancoso. “Quando comecei a cuidar das tarefas do UXUA Vida Lab e UXUA Vida Spa, Wilbert e Bob me pediram para dedicar um dia por semana para atendimento no hospital público local, com o objetivo de ficar conectado com a comunidade.” Essas e outras atividades sociais oferecidas pelo hotel, traz uma esperança e mostra uma preocupação com a comunidade onde estão inseridos.

hotel na bahia

Hotel em Trancoso, na Bahia, dá exemplo de responsabilidade social. Foto Divulgação

Para destinos turísticos como Trancoso e tantos outros vilarejos pequenos espalhados pelo Brasil, atuar como uma alternativa social para a comunidade deveria ser premissa de empresas que se beneficiam da natureza e cultura local. Além disso, o turismo sustentável só é realmente viável quando engloba moradores e criam soluções para o desenvolvimento dessas regiões. O hotel também já foi reconhecido por outras práticas sociais, sendo finalista do Prêmio Visão Sustentável, organizado pela BLTA – Brazilian Luxury Travel Association.

UXUA Casa Hotel & Spa, charmoso e intimista, conheça esse hotel na Bahia. Foto: Divulgação

Wilbert Das, fundador do UXUA Hotel Casa & Spa. Foto: Divulgação

» 20 passeios gratuitos para fazer em Buenos Aires
» Dicas de hotéis e onde ficar em Praga, na República Tcheca
» Onde ficar em Edimburgo: melhores bairros e hotéis
» África do Sul ganha maior tirolesa sobre o mar do mundo

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Hotéis pelo mundo fazem transmissões ao vivo de suas vistas panorâmicas

Artigo anterior

Tour virtual permite visitar a tumba da rainha egípcia Nefertari

Artigo seguinte

Você pode gostar