Veja quais são os melhores destinos de cachoeira para visitar no Brasil. De norte a sul do país, confira os destinos mais conhecidos por suas cachoeiras

Quer saber quais são os melhores destinos de cachoeira para visitar no Brasil? Elas são conhecidas de várias formas, existem aos milhares por aqui e são uma das principais atrações naturais do nosso país. Cachoeiras, cascatas, cataratas, saltos, não importa o nome, é difícil encontrar quem não se encante com a beleza das quedas d’água.

Há opções para todos os gostos, desde as mais pequenas e singelas até as majestosas, que podem chegar a 380 metros de altura. Visitá-las pode ser uma aventura em meio a paredões rochosos e floresta ou um passeio em família em parques bem estruturados.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Por isso, pensando nos amantes de cachoeiras, reunimos neste post dicas de onde encontrar as quedas d’água espalhadas pelo país. De norte a sul, há lugares incríveis para conhecer e você precisa incluí-los em seus planos de viagem.

Veja os melhores destinos de cachoeira para visitar no Brasil

A seguir, veja quais são os melhores destinos de cachoeira para visitar no Brasil e prepare-se para fazer as malas, pois, com toda certeza, você vai querer conhecê-los.

Chapada Diamantina

Foto: C. R. Malaquias / Wikimedia Commons

Localizado em uma região privilegiada, banhada por muitos rios, o Parque Nacional da Chapada Diamantina tem quedas d’água grandiosas, entre grutas e muito verde. Por isso, as cachoeiras estão entre os principais pontos para se conhecer lá. É uma mais bonita que a outra em seus 38 mil quilômetros quadrados de extensão.

As cachoeiras mais famosas da Chapada Diamantina são a Cachoeira da Fumaça, a Cachoeira Fumacinha, a Cachoeira do Mixila, a Cachoeira do Mosquito, a Cachoeira do Sossego, a Cachoeira e Poço do Diabo e a Cachoeira do Buracão.

Serra do Cipó

cachoeira para visitar no Brasil

Foto: Eddie Soares / Flickr

Com mais de 60 quedas d’água, o Parque Nacional da Serra do Cipó é um dos melhores destinos de cachoeira para visitar no Brasil. Distante 100 km de Belo Horizonte, a região serve como divisa natural para as bacias dos rios Doce e São Francisco.

Há mais de 60 cachoeiras para visitar na Serra do Cipó, entre campos floridos e muitos picos grandiosos, que chegam a 1.600 metros de altitude. As principais são Cachoeira do Tabuleiro, Cachoeira do Gavião, Cachoeira Andorinhas, Cachoeira da Farofa e Cachoeira Capão dos Palmitos.

Aparados da Serra

cachoeira para visitar no Brasil

Foto: via VisitBrasil

Conhecida como a terra dos cânions, a região de Aparados da Serra é também cheia de cachoeiras incríveis para conhecer no Brasil. Ela fica entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e é privilegiada por uma natureza exuberante, com os grandes paredões cobertos por vegetação e permeados por vários rios.

Para os amantes de cachoeira, uma ótima opção de passeio é o Circuito das Águas que percorre toda a região do Parque Nacional de Aparados da Serra. Entre as imponentes quedas d’água para visitar, não deixe de conhecer a Cachoeira dos Venâncios, Cachoeira do Tigre Preto e Cachoeira Braço Forte.

Chapada dos Veadeiros

cachoeira para visitar no Brasil

Foto: Renatoto / Wikimedia Commons

No interior de Goiás, a Chapada dos Veadeiros tem muitas cachoeiras, cada uma com sua beleza particular. As imponentes quedas d’água são uma das principais atrações de lá, mas a tarefa de conhecê-las pode não ser tão fácil.

Para começar, é preciso tempo e disposição, seja pela distância entre elas ou pela dificuldade de acesso. Porém, todo esforço vale a pena. As lindas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros são Almécegas I e II, São Bento, das Cariocas, Loquinhas e Santa Bárbara.

Presidente Figueiredo

Foto: Foto: Francisco Euzébio / Flickr

Cercado por mata nativa, Presidente Figueiredo é um excelente balneário do Amazonas, localizado a 130 km de Manaus. A cidade tem muitos rios e cachoeiras que garantem a diversão de quem a visita.

As principais quedas d’água são a Cachoeira do Santuário, a Cachoeira da Neblina, a Cachoeira da Pedra Furada, a Cachoeira da Iracema, a Cachoeira do Mutum e a Cachoeira Asframa. 

Pirenópolis

Foto: Tiago Caramuru / Wikimedia Commons

Outro excelente destino para quem gosta de cachoeiras em Goiás, Pirenópolis tem mais de 80 quedas d’água. Mas atente-se à melhor época para visitar a região, que é entre os meses de maio e julho. Isto porque, de agosto a setembro, o volume das cachoeiras diminui muito e, a partir de outubro, as chuvas podem atrapalhar o passeio.

Todas as principais cachoeiras de Pirenópolis podem ser acessadas facilmente através da Rodovia Parque dos Pirineus e da GO-338. As mais famosas são: Cachoeira do Abade, as Cachoeiras Bonsucesso, a Cachoeira do Rosário, a Cachoeira das Araras e a Cachoeira do Lázaro.

Serra da Canastra

queda d'agua brasil

Foto: via Visit Brasil

Minas Gerais abriga algumas das melhores quedas d’água do Brasil, principalmente, no Parque Nacional da Serra da Canastra. Abrangendo uma área de 70 mil hectares de seis cidades, a região tem cachoeiras incríveis, muitas delas formadas pelas águas do Rio São Francisco.

A Serra da Canastra tem desde cachoeiras imponentes, com quase 200 metros de altura, como as menores, ótimas para banhos. Os destaques são a Cachoeira Casca D’Anta, Cachoeira da Chinela, Cachoeira da Parida, Cachoeira do Cerradão, Cachoeira do Fundão, Cachoeira do Jota, Cachoeira dos Rolinhos e Cachoeira Rasga Canga. 

PETAR

Foto: Rodrigo Albertini / Wikimedia Commons

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira é um dos melhores destinos para quem curte ecoturismo e ama cachoeiras. Situado no interior de São Paulo, próximo à divisa com o Paraná, o parque tem dezenas de quedas d’água, rios e cavernas.

As cachoeiras chegam a até 70 metros de altura e são ótimas para a prática de cascading, rapel e, claro, banhos relaxantes. As mais famosas são: Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira do Betarizinho ou Beija Flor, Cachoeira do Couto, Cachoeira das Arapongas, Cachoeiras do Sem Fim, Cachoeira da Caverna do Ouro Grosso e Cachoeira Sete Reis.

Bonito

Foto: Adriane Rado / Wikimedia Common

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é o destino perfeito para quem curte passeios de aventura na natureza. A cidade fica em uma região privilegiada por muitos rios e cachoeiras, além de grutas com lagoas incríveis. Os passeios mais famosos de Bonito são as flutuações, mas as trilhas que levam às cachoeiras também são muito procuradas. E não é difícil entender o porquê. As imponentes quedas d’água, além de belíssimas, são ótimas para banhos refrescantes.

Um exemplo é a Estação Mimosa, que reúne oito cachoeiras em uma trilha cercada por muito verde. O trajeto é feito com o acompanhamento de um guia que ajuda a conhecer estes lugares incríveis. Outra queda d’água bastante procurada é a Boca da Onça, a cachoeira mais alta do Mato Grosso do Sul, com 156 metros de altura.

Chapada das Mesas

Foto: Otávio Nogueira / Flickr

Com mais de 160 mil hectares de matas, montanhas e grutas, a Chapada das Mesas também tem belíssimas cachoeiras. Situada no centro-sul do Maranhão, a região abrange as cidades de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz.

A maior parte das quedas d’água têm lindos poços, perfeitos para banhos refrescantes. Vale destacar a beleza das cachoeiras do Poço Azul e Encanto Azul, com seus poços de águas incrivelmente azuis. Outros destaques são a Cachoeira São Romão, Cachoeira Prata, Cachoeira da Caverna e Cachoeira do Capelão.

Caparaó

Foto: Gabrielribeirov / Wikimedia Commons

O Parque Nacional do Caparaó, na divisa de Minas Gerais e Espírito Santo, tem cachoeiras de águas cristalinas que fazem jus ao seu nome. Isto porque Caparaó significa “águas cristalinas que rolam das pedras”.

A principal delas é a Cachoeira Bonita, no Vale Encantado. Ela tem 80 metros de altura e forma vários poços profundos, ótimos para banhos. Outro destaque é a Cachoeira das Andorinhas, a mais visitada do parque. 

Visconde de Mauá

Foto: Rosanetur / Wikimedia Commons

As cachoeiras estão entre as principais atrações de Visconde de Mauá, no interior do Rio de Janeiro. Há diversas quedas d’água, desde as mais acessíveis e cartões-postais da região até as mais isoladas.

Cachoeiras do Alcantilado, Cachoeira do Escorrega, Poção da Maromba, Cachoeira da Santa Clara, Cachoeira Véu da Noiva, Cachoeira da Saudade e Cachoeira do Santuário são algumas das melhores quedas d’água para visitar em Visconde de Mauá.

Prudentópolis

Foto: Denise Preussler / Wikimedia Commons

Prudentópolis, no Paraná, é conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes. Lá há muitas quedas d’água grandiosas, que chegam a quase 200 metros de altura, em meio a cenários deslumbrantes. Por isso, é um dos melhores destinos de cachoeira para visitar no Brasil. 

A região tem mais de 100 cachoeiras catalogadas, mas nem todas têm fácil acesso para visitação. No entanto, as mais famosas têm trilhas bem sinalizadas e estrutura para receber os turistas. As principais cachoeiras de Prudentópolis são o Salto São Francisco – a maior da região sul e a quinta mais alta do país -, Salto São João, Salto Sete e Salto São Sebastião.

Chapada dos Guimarães

Foto: Denise Preussler / Wikimedia Commons

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães concentra a maior parte das belezas do Mato Grosso. Ele fica em uma região privilegiada com muitas cachoeiras, grutas e belas formações rochosas. Mas as quedas d’água merecem atenção especial. Isto porque há dezenas delas, uma mais bonita que a outra.

Um dos destaques é a Cachoeira Véu de Noiva. Cartão-postal do parque, ela tem 86 metros de queda d’água em meio a paredões de arenito. Outras opções são a Cachoeira dos Namorados e a Cachoeirinha, próximas à Véu de Noiva. Vale a pena também fazer o Circuito das Cachoeiras, que passa por seis quedas d’água: 7 de setembro, Pulo, Degraus, Prainha, Andorinhas e Independência.

Brotas

Foto: Patricialaraia / Wikimedia Commons

Bem perto de São Paulo, a cidade de Brotas é um paraíso para os amantes de cachoeiras. É o lugar perfeito para a prática de atividades em contato com a natureza. Lá, a maior parte delas ocorre entre as quedas d’água, como rapel, canionismo, escalada e tirolesa.

A cidade tem ecoparques que, além das cachoeiras, oferecem várias opções de lazer. Um exemplo é o Recanto das Cachoeiras, que tem duas lindas cachoeiras e uma praia artificial. Ou o Ecoparque Cassorova, que abriga a cachoeira de mesmo nome, com 60 metros de altura. Outra opção é o Parque dos Saltos, no centro de Brotas, que tem três quedas d’água. 

Ubajara

Foto: Divulgação

Situado na Serra de Ibiapaba, no Ceará, o Parque Nacional de Ubajara é cheio de paisagens deslumbrantes, entre a vegetação nativa e as várias cachoeiras. Ele fica a cerca de 300 km de Fortaleza e é uma ótima opção de passeio para quem curte ecoturismo. As principais quedas d’água de Ubajara são: Cachoeira do Cafundó, a Bica de Ipu, Cachoeira do Frade e Cachoeira do Boi Morto. 

Foz do Iguaçu 

Foto: Deni Williams / Flickr

As monumentais cataratas de Foz do Iguaçu não poderiam ficar de fora da nossa lista de melhores destinos de cachoeira para visitar no Brasil, não é mesmo? Visitá-las é, certamente, o principal objetivo de quem vai até a cidade paranaense, que fica na fronteira com a Argentina e o Paraguai.

As Cataratas do Iguaçu podem ser admiradas tanto em território brasileiro quanto argentino. O Parque Nacional do Iguaçu tem trilhas e mirantes que permitem avistar as cataratas de vários ângulos. Já o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, tem a maior quantidade de quedas d’água, incluindo a Garganta do Diabo, a maior e mais volumosa catarata da região, com 150 metros de largura.

Se você é um dos amantes de cachoeiras tem, agora, excelentes opções de passeios para programar suas próximas viagens. Escolha os melhores destinos de cachoeira para visitar no Brasil e conheça lugares impressionantes. E, claro, não esqueça de nos contar como foi!

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Dicas para quem vai fazer longas viagens de carro

Artigo anterior

No Maio Amarelo, ABRATI propõe combate à circulação de ônibus irregulares

Artigo seguinte

Você pode gostar