Com uma paisagem que contrasta com a cena cultural vibrante e ruas bem arborizadas, Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, é um destino muito interessante para ser explorado. Com diversos museus, restaurantes e lojas para aquelas comprinhas básicas, que agradam os amantes das metrópoles e opções bem urbanas. Contudo, os rios, parques e lagoas conferem um charme, especialmente no pôr do sol, um dos espetáculos preferidos dos porto-alegrenses.

Seja para um final de semana, uma escala mais longa, ou até mesmo para dedicar alguns dias, tédio em Porto Alegre, ninguém vai passar.  E o melhor são os cenários encontrados por lá, como é o caso da rua Gonçalo de Carvalho, também conhecida como a rua mais bonita do mundo, que recebeu esse título devido aos seus 50 metros de extensão, que comportam mais de 100 árvores. Juntas, elas formam um túnel verde que conferem um ar fresco e bucólico no meio da cidade.

Atrações em Porto Alegre

Porto Alegre

Foto> Divulgação/MTur

Poa, como é carinhosamente conhecida pelos íntimos, oferece muitas atividades para quem gosta de saber mais sobre a cultura e história da região e também concentra os principais pontos turísticos. E nada melhor do que começar esse tour no centro histórico, que está situado às margens do Lago Guaíba, onde estão o museu Santander Cultural, o MARGS (Museu de Artes do Rio Grande do Sul) e a Casa de Cultura Mario Quintana, que antigamente era  um  hotel, onde o poeta Mario Quintana residia e, hoje, abriga um centro cultural. 

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Nessa região há também uma grande concentração de comércios na Rua da Praia, que apesar do nome não tem nenhum mar ou areia em sua extensão, mas é muito frequentada por quem deseja fazer compras. Nesse quesito, o Mercado Público não decepciona, ainda mais para quem deseja aproveitar e garantir algumas comidas típicas de Porto Alegre. Sem contar, que é um passeio pra lá de agradável, pois ele está localizado dentro de um prédio histórico, que integra o Patrimônio Histórico da capital gaúcha. 

Para que o roteiro fique completo, vale a pena esticar o tour para outros pontos importantes, como Praça da Alfândega e Praça da Matriz, onde ficam os prédios do governo estadual, como o Palácio Piratini e a Assembléia do Estado. Agora, para dar um refresh e respirar um pouco de ar puro, ou até mesmo para descansar ou fazer um piquenique, o Parque Farroupilha, também chamado de Redenção é perfeito e sem dúvidas um dos motivos que faz Porto Alegre ser considerada uma das cidades mais arborizadas do Brasil

A melhor forma que os turistas encontram para se locomover em Poá é via linha de Turismo, que oferece ônibus de dois andares, com visão panorâmica, exclusivos para os viajantes, já que eles passam pelos atrativos mais famosos da capital. O passageiro tem ainda a liberdade de embarcar e desembarcar onde preferir. Outra opção, é embarcar no Cisne Negro, um espaço flutuante, que viaja pelas águas do Guaíba e percorre algumas ilhas na região. O visual é belíssimo. 

Porto Alegre






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Bento Gonçalves

Artigo anterior

Você pode gostar