A natureza do interior de São Paulo é privilegiada e guarda cenários deslumbrantes, perfeitos para os amantes do ecoturismo e do turismo de aventura

Você é um amante do ecoturismo procurando por opções de passeios perto SP? Então, esse post é para você. Aqui vou te dar dicas valiosas sobre 10 lugares próximos a São Paulo para quem ama natureza.

Isso mesmo! Bem pertinho da grande metrópole é possível encontrar destinos incríveis para a prática de esportes radicais, para passeios em família ao ar livre ou somente para sentar e apreciar a bela vista.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

A natureza do interior de São Paulo é privilegiada e guarda cenários deslumbrantes. Além disso, há cidades na divisa do estado que, além de próximas, têm atrativos naturais imperdíveis. E você precisa conhecer tudo isso. Bora lá?

Lugares para quem gosta de natureza em São Paulo

Primeiramente, vamos listar as cidades do interior de São Paulo que são ótimas opções de passeios a partir da capital paulista para quem ama natureza e procura destinos de ecoturismo.

Socorro

interior de sao paulo

Foto: Divulgação

Localizada aos pés da Serra da Mantiqueira, Socorro é o lugar ideal para quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura. Localizada a 138 km da capital paulista, a cidade é cheia de cenários incríveis para a prática de atividades em contato com a natureza e tem certificação internacional para o turismo esportivo.

Não por menos, Socorro é conhecida como a Cidade da Aventura e tem diversas trilhas, cachoeiras, circuitos de arvorismo, passeios a cavalo e quadriciclos. Entre tudo o que se pode fazer por lá, vale a pena experimentar o rafting no Circuito Turístico do Rio do Peixe, que corta a cidade. Outro passeio imperdível é o Mirante da Pedra da Bela Vista, um dos pontos mais altos da região, de onde se pode apreciar uma paisagem de tirar o fôlego.

Brotas

cidades no inteiror de SP

Foto: Sofia Prado / Wikimedia Commons

Outro destino perfeito para quem ama ecoturismo, Brotas é uma cidade do interior de São Paulo que não economiza quando o assunto é opção de atividades em contato com a natureza. A cidade, localizada a 240 km da capital paulista, é cercada pela Mata Atlântica, tem várias cachoeiras e alguns ecoparques, onde é possível fazer trilhas, rafting, rapel, canionismo, escalada e tirolesa.

Se vale a dica, visite o Recanto das Cachoeiras, que tem uma praia artificial e duas lindas cachoeiras, e o Viva Brotas Eco Parque, que abriga a primeira tirolesa com bicicleta do Brasil. E não deixe de se encantar com o charmoso centro de Brotas, onde há o Parque dos Saltos, com três quedas d’água que faziam parte da antiga usina hidrelétrica da cidade.

São Francisco Xavier

interior de São paulo ecoturismo

Foto: Rafael Borges Mundim / Wikimedia Commons

Encravada na Serra da Mantiqueira, São Francisco Xavier é mais uma cidade do interior de São Paulo perfeita para quem ama a natureza, seja para a prática de esportes radicais como para sentar e apreciar a bela vista.

Ela fica a 147 km da capital paulista, na região de São José dos Campos, próximo à divisa com Minas Gerais. Dela é possível, inclusive, chegar em Monte Verde através de uma trilha, por exemplo. Entre as opções do que fazer em São Francisco Xavier estão visitar suas belas cachoeiras e fazer cascading, nadar ou descer o rio com boias, cavalgar, percorrer suas várias trilhas ou descer de tirolesa do alto de suas belas montanhas.

Cunha

ecoturismo

Foto: InaeMiranda / Pixabay

Cunha, por sua vez, é um destino para quem ama observar a natureza e se encantar com suas belezas. Para se ter uma ideia do que esperar de lá, esta cidade do interior de São Paulo ganhou fama por uma de suas principais atrações: o Lavandário. O imenso campo de lavandas chama a atenção por sua beleza e perfume e atrai muitos turistas em busca de um passeio romântico ou cenário para ensaios fotográficos.

Mas também há boas opções para quem curte ecoturismo. Vale a pena visitar o Núcleo Bonito, o Parque Estadual da Serra do Mar, a Cachoeira Pimenta e a Pedra da Macela, onde se tem uma vista espetacular da região. Cunha fica a 230 km da capital paulista.

PETAR

ecoturismo

Foto: C. R. Malaquias / Wikimedia Commons

Se você é um amante do ecoturismo e se encanta, principalmente, por cachoeiras, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira é o destino perfeito. Ele fica a 339 km de São Paulo, próximo à divisa com o Paraná, e tem dezenas de quedas d’água, rios e cavernas.

As cachoeiras do parque chegam a até 70 metros de altura e são ótimas para a prática de cascading e rapel, mas também rendem banhos relaxantes. As mais famosas são: Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira do Betarizinho ou Beija Flor, Cachoeira do Couto, Cachoeira das Arapongas, Cachoeiras do Sem Fim, Cachoeira da Caverna do Ouro Grosso e Cachoeira Sete Reis.

Ilhabela

ecoturismo são paulo

Foto:Roberto Pavezi Netto / Wikimedia Commons

Localizada a 202 km de São Paulo, Ilhabela é um dos destinos mais cobiçados do litoral norte paulista e é um destino ideal para quem procura contato com a natureza. Além das mais de 30 belíssimas praias, o arquipélago tem grandes montanhas e uma vegetação preservada, onde é possível percorrer várias trilhas, que levam a cachoeiras e mirantes.

Entre as principais atividades de ecoturismo em Ilhabela, destacam-se o mergulho e o trekking. Mas o arquipélago também é ótimo para o birdwatching – observação de aves. E, se não bastassem todas as belezas naturais, Ilhabela tem ótima estrutura para receber os visitantes, várias opções de lazer e calçadões para caminhadas à beira-mar.

Ubatuba

ecoturismo

Foto: Tiago Pompeu / Wikimedia Commons

Cercada pela Serra do Mar e banhada por águas cristalinas, que vão do verde esmeralda ao azul turquesa, Ubatuba é outra ótima opção de lugar próximo a São Paulo para quem ama natureza. Localizada a 180 km da capital paulista, a cidade agrada tanto aos amantes do mar como aos que preferem banhar-se em águas doces.

A cidade fica em um dos trechos mais belos da costa paulista e tem cenários paradisíacos em seus 80 km de litoral, com mais de 100 praias e ilhas, ideais para mergulho. E não para por aí, Ubatuba tem cachoeiras incríveis, que podem ser conhecidas através de várias trilhas entre a mata preservada.

Cananéia

Foto: Rodney Domingues / Wikimedia Commons

Tombada como Patrimônio Natural da Unesco, a cidade de Cananéia é um lugar incrível para quem busca contato com a natureza. Ela fica a 271 km da capital paulista, no extremo sul do litoral de São Paulo e já foi apontada como o melhor roteiro ecológico do mundo!

Em Cananéia, você pode visitar suas belas praias, com destaque para a Praia do Pereirinha, a Praia do Marujá, a Ilha do Abrigo e a Pontal do Leste, e cachoeiras, sendo as quatro principais: Cachoeira Grande, Cachoeira do Mandira, Rio das Minas e do Pitu.

E mais: lugares próximos a São Paulo para quem ama natureza

Já fora do território paulista, há outros lugares próximos a São Paulo que vale a pena conhecer, principalmente, se você é um amante da natureza.

Monte Verde

interior São Paulo

Foto: Msadp06 / Wikimedia Commons

Na divisa de São Paulo com Minas Gerais, a charmosa vila de Monte Verde é um destino para quem gosta de frio e contato com a natureza. Distrito da cidade mineira de Camanducaia, Monte Verde fica a 1.600 metros de altitude, encravada na Serra da Mantiqueira.

A cidade tem parques, trilhas e paisagens belíssimas que atraem turistas de toda parte. E se você está na capital paulista, a viagem para lá é de apenas 163 km. Os principais pontos de ecoturismo para conhecer em Monte Verde são a Pedra Partida, a Pedra Redonda, o Mirante, o Platô e o Chapéu do Bispo.

Paraty

ecoturismo

Foto: Sérgio Teodoro da Silva / Wikimedia Commons

Paraty também é um dos lugares próximos a São Paulo para quem gosta de natureza. Localizada a 270 km da capital paulista, a cidade é um verdadeiro tesouro natural do litoral brasileiro, tanto que foi reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco.

De um lado, Paraty é cercada por Mata Atlântica preservada e de outro, banhada por um mar de águas calmas e cristalinas, entre tons de azul e verde. E, entre tudo que é possível fazer por lá, há várias trilhas para percorrer, cachoeiras para visitar e passeios de barco que levam a ilhas e praias escondidas.

 

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Serra Gaúcha terá resort com maior piscina com borda infinita do mundo!

Artigo anterior

Gastronomia exótica? Essas são as comidas mais ‘estranhas’ para comer em uma viagem

Artigo seguinte

Você pode gostar