Atualizada em:
Um estudo recente realizado pela UNESCO apontou que 13% dos museus do mundo podem não reabrir após a pandemia
A pandemia do novo coronavírus prejudicou atrações turísticas pelo mundo todo. Entre elas, um dos lugares mais atingidos com a redução de visitantes foram os museus. Mesmo que alguns tenham disponibilizado parte de seu acervo online, ainda assim foram fortemente impactados.
Um estudo recente realizado pela UNESCO e pelo Conselho Internacional de Museus (Icom, em inglês) mostrou que 90% das instituições culturais do mundo ficaram fechadas durante a quarentena. Além disso, a pesquisa mostrou que, infelizmente, 13% podem não reabrir mesmo após o período de isolamento.
Qual o futuro dos museus após o fim da pandemia?
De acordo o levantamento, 85 mil museus e centros culturais permaneceram fechados em decorrência da pandemia. O estudo ainda mostrou que os países em desenvolvimento, com Haiti e Guiana, foram os mais afetados e somente 5% de seus museus conseguiram oferecer tours online.
Sobre essa situação, a diretora geral da UNESCO, Audrey Azoulay, explicou a importância de promover o acesso a cultura. “Esta pandemia também nos lembra que metade da humanidade não tem acesso às tecnologias digitais. Devemos trabalhar para promover o acesso à cultura para todos, especialmente os mais vulneráveis e isolados”, disse em um relatório divulgado.
No levantamento, ainda, a organização realizou um panorama de apoios necessários para o retornos dos museus e centros culturais após o fim da pandemia. O desenvolvimento de atrações online, a digitalização de acervos e o inventários das coleções foram algumas ações apontadas pelo estudo como prioridades.
Para conferir o estudo completo clique aqui.
Leia também:
» Milhares de flores azuis formam paisagem mágica em parque no Japão
» Ilha da Madeira reabre fronteiras em julho para viajantes internacionais
» Japão vai pagar metade dos gastos de viagem dos turistas? Entenda
» Chipre cobrirá os custos dos viajantes que pegarem COVID-19 no país
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]