Guia Viajar Melhor cria área de conteúdo para ajudar destinos, marcas e hotéis

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Utilizando técnicas de data marketing, comunicação 4.0 e machine learning para o mercado de viagens, o novo núcleo será responsável por conectar marcas com pessoas que querem viajar

O Guia Viajar Melhor, site brasileiro especializado em publicar notícias e dicas de viagens, anunciou o lançamento de uma nova área dedicada ao desenvolvimento de conteúdos estratégicos para marcas, destinos turísticos e hotéis do Brasil e exterior. 

O comunicado feito durante a Fitur Madrid, em uma rodada de negócios com empresários, hoteleiros e gestores do setor, trouxe diferentes novidades para o mercado de viagens. O objetivo da iniciativa é apoiar empresas da indústria de viagens a se conectarem de forma personalizada com a audiência do site e redes sociais.

Com o crescimento da demanda por soluções de marketing turístico mais eficazes, o Guia Viajar Melhor decidiu ampliar os serviços de branded content (conteúdo patrocinado para marcas) voltados para o segmento de turismo. 

A nova área de conteúdo corporativo surge com a proposta de criar peças sob medida em novos formatos que vão além da publicidade tradicional e se alinham aos projetos de comunicação de marcas do Brasil e do exterior. Entre os modelos oferecidos estão artigos assinados em conjunto com empresas, viagens patrocinadas, produção de guias de destinos e projetos especiais.

Entre novembro de 2024 e início de fevereiro de 2025, período em que marca a alta temporada no turismo brasileiro em virtude das férias de fim de ano, o Guia Viajar Melhor teve recorde histórico de audiência. Apenas no perfil oficial da empresa no Instagram, foram mais de 9,6 milhões de visualizações computadas nos três meses, conforme publicação feita no LinkedIn do cofundador da marca.

Conteúdo e Marketing Para Turismo - Guia Viajar Melhor cria área para ajudar empresas e destinos

SEO Semântico e Machine Learning para Turismo

O novo núcleo de conteúdo corporativo do Guia Viajar Melhor se junta aos serviços de Inbound Marketing e SEO para empresas de viagens, incluindo SEO Semântico e SEO para buscas por voz. 

Essas técnicas de Search Engine Optimization, estratégia que auxilia empresas e serviços na hora de aparecer na mídia e em mecanismos de busca como Google, Bing, Youtube e outros, se tornou necessária a partir do momento em que as pessoas começam a utilizar assistentes de inteligência artificial para planejar uma viagem.

As soluções de machine learning para empresas de viagens, novidade anunciada pelo Guia Viajar Melhor, também melhora a experiência dos turistas e de marcas ao serem recomendadas em assistentes de IA (inteligência artificial) como o ChatGPT, Gemini, DeepSeek, Claude, entre outros. 

Em 2017 o Guia Viajar Melhor já havia sido cotado para ser um dos provedores de conteúdos de viagens em português para o Watson, serviço de computação cognitiva feito para criar e gerenciar modelos de IA para a IBM. Quase 10 anos depois, os projetos foram retomados em um outro formato, com a popularização de novos assistentes de IA surgindo.

Estratégias de machine learning para turismo - Saiba como fazer a IA recomendar minha empresa de viagens

Novas formas de buscas e compra do viajante 4.0

“A mudança no comportamento do consumidor de viagens com o uso das plataformas digitais, exige que as marcas se adaptem, oferecendo conteúdos que, além de informar, agreguem relevância ao público interessado por esses temas. Essa mudança vem de encontro às demandas que tem aparecido entre os anunciantes de turismo e marcas de outros setores interessadas nessa audiência qualificada e que contactam o Guia”, detalhou Gustavo Albano, cofundador do Guia Viajar Melhor e responsável pelas estratégias de Novos Negócios da empresa.

Fundado em 2013, o Guia Viajar Melhor já desenvolveu conteúdos estratégicos para promover empresas como Airbnb, LATAM Airlines Brasil, LATAM Pass (antiga Multiplus), GOL Linhas Aéreas, Smiles, TAP Air Portugal, Grupo Pestana, Four Seasons Hotels & Resorts, Costa Cruzeiros, MSC, Visa, Ford, Localiza, Iberostar Hotels & Resorts, TravelMate, Wind Charter, Royal Air Maroc, Booking, entre outras. 

Nas campanhas com destinos turísticos, a empresa reúne em seu portfólio países como Chile, Argentina, Marrocos, Peru, Portugal, Seychelles e dezenas de outros destinos em parceria com associações de viagens do Brasil e exterior.

Guia Viajar cria estratégias de marketing turístico, conteúdo e consolidação de marcas

Estratégias de marketing turístico, conteúdo e consolidação de marcas

Com o novo núcleo de comunicação para empresas de viagem, o Guia Viajar Melhor também busca estreitar o relacionamento entre os destinos e o consumidor final com serviços de marketing de influência. Ao conectar marcas com pessoas que querem viajar através de conteúdos personalizados sob medida, a empresa consolida suas frentes B2B com o mercado turístico.

Nesse formato, a ideia é que as cidades e regiões turísticas possam contar com uma plataforma especializada para promover seus atrativos de maneira envolvente e informativa, utilizando a expertise da equipe de comunicação e marketing já consolidada pelo guia de viagens. Com isso, os turistas se beneficiam ao encontrar conteúdos e guias de viagens gratuitos para planejar roteiros com maior autonomia.

Guia Viajar Melhor cria serviços de conteúdo e marketing para divulgar hotéis, destinos e agências de viagem
Paraty, no Rio de Janeiro, um dos destinos visitados pelo Guia Viajar Melhor para criar novos conteúdos. Foto: Gustavo Albano

Reestruturação e volta às origens

A reestruturação do Guia Viajar Melhor tem ocorrido antes mesmo da pandemia, com a criação de novos canais de distribuição formatadas em um modelo de Grupo de Mídia para a indústria de viagens. 

Outras parcerias estratégias, como as ações feitas com o Terra, R7 e iG, fortalecem os acessos e a audiência do guia de viagens brasileiro, além da criação de novas verticais segmentadas. 

O Guia dos Hotéis, marca registrada pela empresa e com foco em reunir pousadas, resorts e outros meios de hospedagem, também seguirá em um novo formato nos próximos meses, marcando uma fase mais madura da marca. 

Em um momento de volta às origens, a empresa referência no turismo nacional, reforça o seu compromisso de atuação em seus dois pilares principais (B2B e B2C). Para o turista, o objetivo em auxiliar pessoas a viajarem cada vez mais e melhor é intensificado através dos conteúdos, manutenção das linhas editoriais e ações de comunicação e tecnologia. 

Sendo assim, para as parcerias feitas entre empresas e destinos turísticos, o Viajar Melhor se posiciona como um braço estratégico que ajuda na hora de consolidar empresas de pequeno, médio e grande porte.

Guia Viajar cria área de Marketing Turístico e Produção de Conteúdo para empresas de viagens
Criação de conteúdo para Maracajaú, destino turístico no Rio Grande do Norte. Foto: Gustavo Albano | Guia Viajar Melhor

Novidades nas áreas de Responsabilidade Social e Ambiental 

Com o objetivo de reduzir e reverter os impactos ambientais gerados pelas viagens, diante das mudanças climáticas cada vez mais drásticas, as áreas de Responsabilidade Social e Ambiental do Guia Viajar Melhor também receberam reforços. 

Parcerias estratégicas com organizações, canais de mídia, ativistas ambientais e projetos que visam a conscientização ambiental terão ainda mais destaque nas pautas e planos de comunicação da empresa. 

No formato de Media Partner, a categoria Sustentabilidade irá reunir as boas práticas adotadas por destinos no Brasil e no mundo. Com o auxílio dos próprios jornalistas e comunicadores do guia de viagens e a republicação das matérias no R7, site de notícias da TV Record. 

Para melhorar o desenvolvimento sustentável do setor de viagens, a empresa está atuando como um meio de comunicação ampliado ao divulgar propostas que reduzem os danos gerados no meio ambiente e em catástrofes climáticas, como as ocorridas no Rio Grande do Sul em 2024.

A marca também tem utilizado a sua audiência e alcance para auxiliar outras ações de conscientização ambiental feitas por projetos sociais com o mesmo intuito. Dando ainda mais vozes para essas causas, a nova área tem aplicado investimentos de mídia e comunicação estratégica para empresas de viagens e outros setores que auxiliam na preservação de biomas.

Guia Viajar Melhor reforça ações de Responsabilidade Social para o mercado de viagens
Guia Viajar Melhor reforça ações de Responsabilidade Social para o mercado de viagens – Foto: Gustavo Albano | Guia Viajar Melhor

Respeito ao leitor e diretrizes de publicidade

O Guia Viajar Melhor também ressalta que todo o material produzido será identificado como Conteúdo Corporativo, garantindo transparência e respeitando a confiança dos leitores que utilizam a plataforma para planejar uma viagem ou se inspirar para conhecer algum destino.

Dessa maneira, assim como outras grandes plataformas que publicam conteúdos de viagens e outros segmentos, o Guia Viajar Melhor entende que o crescimento das estratégias branded content se tornaram solução para conectar marcas com viajantes, além de melhorar a estruturação de destinos e do mercado de viagens como um todo.

Com a nova área dedicada à criação de conteúdos e estratégias de marketing turístico, a empresa se posiciona como um canal importante para beneficiar o turismo digital, ajudando marcas e destinos a se destacarem em um cenário cada vez mais competitivo. Com isso, segue o objetivo de fortalecer o turismo do Brasil em território interno e ao redor do mundo.

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