Portugal suspende estado de emergência e começa a reabrir estabelecimentos

Atualizada em:

Governo de Portugal suspendeu estado de emergência no último domingo (3), mas retorno de estabelecimentos será gradativo e mantendo medidas de proteção

Após um mês e meio de quarentena para conter os avanços do novo coronavírus, Portugal começou, nesta segunda-feira (4), a reabrir pequenos estabelecimentos comerciais. O governo anunciou no último domingo (3) a suspensão do estado de emergência no país.

No entanto, a medidas serão progressivas e a população ainda deve respeitar as regras de distanciamento físico. Para começar, o uso de máscaras ou viseiras de proteção é obrigatório nos comércios, locais públicos e também no transporte – este último, se desrespeitado, poderá gerar multa de até 250 euros.

Portugal reabre estabelecimentos: distanciamento social ainda continua 

estado de emergência portugal estabelecimentos
Foto: Unsplash

Além disso, os estabelecimentos só poderão reabrir às 10h, sempre respeitando as regras de distanciamento. Lugares como salões de beleza, por exemplo, deverão atender com horário agendado.

As aulas no país deverão seguir sendo realizadas via online até o final do ano letivo para alunos do ensino básico e fundamental. Já na segunda quinzena de maio, o plano é retomar  aulas para alunos do ensino médio.

Portanto, a recomendação é que, quem puder, deverá continuar trabalhando no esquema home office, já que lugares com concentração com mais de 10 pessoas estão proibidos.

Museus, bares e restaurantes estão autorizados a retomar as atividades a partir de 18 de maio se respeitarem as normas exigidas. No entanto, no caso de cinemas e grandes lojas de departamento, a previsão é que reabram apenas no início de junho.

Com ações rápidas de isolamento, Portugal foi um dos países europeus menos atingidos pelo coronavírus.

Leia também:

» 50 destinos nacionais para visitar quando a quarentena acabar
» Leia um destes 15 livros e viaje para outros países sem sair de casa
» 20 filmes gravados na Itália para inspirar sua próxima viagem
» Sicília pagará metade dos gastos dos viajantes após pandemia

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima