Volta no tempo: pesquisadores recriam Ouro Preto de 1760 em vídeo 3D

Atualizada em:

Criado por pesquisadores do Instituto Federal de Minas Gerais, projeto “Paisagens Pitorescas” faz volta no tempo para a Ouro Preto de 1760. Confira o vídeo: 

Como seria andar pelas ruas de Ouro Preto, no ano de 1760? Quem já viajou para a histórica cidade mineira deve ter se questionado isso ao caminhar  por suas ruas de paralelepípedo.

Agora, graças a um projeto nomeado “Paisagens Pitorescas“, de pesquisadores do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), é possível fazer uma verdadeira viagem no tempo por pontos icônicos da cidade, que já foi a antiga capital do estado. Lugares como a Praça Tiradentes, a Casa de Câmara e algumas capelas foram reconstruídos em um vídeo em 3D.

ouro preto pesquisadores vídeo
Foto: Reprodução

Para reconstruir a antiga Vila Rica, os pesquisadores utilizaram registros históricos presentes em livros e depoimentos de viajantes que estiveram no local na época. Em vídeo divulgado pela equipe, é possível observar detalhes da arquitetura, como antigos brasões utilizados nas fachadas das residências.

ouro preto pesquisadores vídeo
Foto: Reprodução

A iniciativa do projeto, realizado sob orientação do professor e historiador Alex Bohrer, foi também uma homenagem aos 300 anos de Minas Gerais, que serão completados em 2 de dezembro de 2020. A ideia é reconstituir também outros cenários da Ouro Preto do século XVIII.

Confira vídeo:

Leia também:

» 50 destinos nacionais para visitar quando a quarentena acabar
» Leia um destes 15 livros e viaje para outros países sem sair de casa
» 20 filmes gravados na Itália para inspirar sua próxima viagem
» Sicília pagará metade dos gastos dos viajantes após pandemia

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima