Se você procura ideias de lugares para conhecer em nosso país, comece pelas capitais mais bonitas do Brasil e encante-se com tudo o que estes lugares podem te oferecer

Viajar pelo Brasil é sempre uma boa pedida. Repleto de lugares incríveis, seja nas cidades ou em meio à natureza, nosso país tem atrativos diversos que revelam não só o jeito brasileiro de ser como a particularidade de cada local. E as belezas, claro, podem ser encontradas por toda parte, inclusive nos grandes centros urbanos. Pensando nisso, decidimos te apresentar as capitais mais bonitas do Brasil.

Os cenários são os mais variados, desde cidades litorâneas e com praias paradisíacas até grandes metrópoles com seus arranha-céus. As construções históricas estão por toda parte e ajudam a deixar essas cidades ainda mais belas, com o contraste entre o novo e o velho. O verde também se faz presente em parques, praças e ruas, tornando os passeios ao ar livre mais agradáveis.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Além de uma ampla infraestrutura, com os principais serviços e comodidades para receber os viajantes, as capitais brasileiras são centros ricos em cultura, história e diversão. Nelas, você encontra muitas opções do que fazer e pode curtir as férias em família, entre amigos, com seu amor e, até mesmo, sozinho. E mais: têm uma grande oferta de voos e lugares para se hospedar. Ou seja, são ótimos destinos de viagem!

Portanto, se você procura ideias de lugares para conhecer em nosso país, comece pelas capitais mais bonitas do Brasil e encante-se com tudo o que estes lugares podem te oferecer. A seguir, vamos te contar um pouquinho sobre cada uma delas. Confira!

Capitais mais bonitas do Brasil

Rio de Janeiro

capitais mais bonitas do brasil

Foto: Donatas Dabravolskas/ Wikimedia Commons

Para começar a falar das capitais mais bonitas do Brasil, nada melhor do que aquela que é conhecida como Cidade Maravilhosa. Os encantos da cidade do Rio de Janeiro estão por toda parte, desde a orla de suas lindas praias aos morros do Pão de Açúcar e do Corcovado, com Cristo Redentor de braços abertos para receber a todos.

Mas não é só isso, a capital fluminense é enorme em cultura, lazer e possibilidades. Há muita coisa para fazer no Rio de Janeiro e muitos lugares para conhecer. E se você quiser curtir ainda mais esse destino incrível, experimente viajar para lá durante o Carnaval ou o Réveillon, quando a cidade promove comemorações conhecidas mundialmente.

Florianópolis

capitais mais bonitas do brasil

Foto: Beto Quissak / Wikimedia Commons

A capital de Santa Catarina é outra cidade sensacional para se visitar. Florianópolis, ou carinhosamente Floripa, tem muitos encantos, entre praias deslumbrantes, centros grandiosos, vilarejos charmosos e muitas áreas verdes. Um dos principais destinos da região sul do Brasil, a cidade atrai olhares de todo mundo, com seus vários atrativos e belezas naturais.

Floripa é composta pela ilha principal – que tem 54 quilômetros de extensão -, uma parte continental e pequenas ilhas. Seu centro urbano é grande e bem servido pelos principais serviços. Não faltam lugares para se hospedar e sobram bares e restaurantes espalhados por todas as regiões, além de muitas opções de passeios e diversão.

Salvador

capitais brasilerias

Fotos: Robson Mnendes / AGECOM

Salvador tem história, cultura, religião, dança, música, gastronomia e praias. Por tudo isso, é um ótimo lugar para viajar o ano todo. A capital baiana é acolhedora e muito animada, com várias opções de lazer e diversão para seus visitantes. Ademais, tem um centro histórico rico em cultura, com belas construções. Suas praias são belíssimas e a oferta de serviços é excelente, seja em relação à hospedagem ou à oferta de restaurantes e bares.

Por falar nisso, a gastronomia é um dos destaques de Salvador. É impossível viajar para lá sem provar os melhores sabores da culinária baiana. E se não bastassem os atrativos da capital, ela ainda serve de ponto de partida para passeios que seguem para outros destinos incríveis do litoral da Bahia.

Maceió

capitais brasileiras

Foto: Legacy600 / Wikimedia Commons

Outra bela capital do Brasil para visitar, Maceió tem uma das orlas urbanas mais bonitas do país. Bem arborizada e banhada por um mar verdinho, a cidade é um ótimo destino para se conhecer no nordeste brasileiro. Sempre animada, a cidade oferece muita agitação tanto de dia quanto de noite, em seus vários bares e restaurantes, onde a gastronomia torna a experiência do turista ainda mais gostosa.

A capital de Alagoas é, também, ponto de partida para outros lugares incríveis do litoral do estado, localizado em uma região privilegiada por praias paradisíacas, protegidas por barreiras de corais e banhadas por um mar calmo e cristalino.

Brasília

capitais mais bonitas do brasil

Foto: Dlaurini / Wikimedia Commons

A capital federal também é uma das mais bonitas do Brasil. Com belíssimas construções modernas, que compõem o Plano Piloto, onde ficam os principais poderes e instituições do governo, Brasília impressiona a todos que a visitam. Recheada de atrações culturais, a cidade tem uma grande diversidade de passeios e opções de lazer.

Ao contrário de outros destinos em que o que se admira é a natureza, em Brasília são as obras arquitetônicas que chamam a atenção. A cidade tem prédios que são verdadeiras obras de arte de Oscar Niemeyer, cercadas por jardins elaborados por Burle Marx.

São Paulo

capitais mais bonitas do brasil

Foto: Pexels

Uma das capitais mais conhecidas do Brasil, São Paulo é o lugar para quem procura por cultura, agito e conexão. Repleta de museus, equipamentos de arte, feiras livres e de antiguidades, centros de compras, ruas e avenidas famosas, lugares históricos e muitos parques, a capital paulista é uma mistura de várias culturas que vale – e muito – a pena conhecer.

Mais do que um centro financeiro e de negócios, São Paulo é uma cidade viva, acolhedora e onde você encontra manifestações culturais das mais diferentes regiões do Brasil e do mundo. Há tanto o que ver e fazer na capital paulista que você vai querer visitá-la várias vezes.

Recife

capitais mais bonitas do brasil

Foto: Divulgação

Quem viaja para Recife encontra uma cidade rica em cultura e história, que conquista por sua beleza e diversidade. Engana-se quem pensa que a capital pernambucana é um destino de viagem somente para a época do Carnaval. Recife é um ótimo lugar para se visitar o ano todo.

De um lado, o Rio Capibaribe corta a cidade, do outro, o mar azul e calmo, protegido por arrecifes, banha seu litoral. E o artesanato nos comércios enche os olhos dos visitantes. Nas ruas do centro, encontram-se casarões coloniais preservados em meio às grandes construções modernas. Há também muitos museus e igrejas imponentes, perfeitos para passeios culturais, assim como bares e restaurantes que garantem o agito à noite.

Curitiba

capitais mais bonitas do brasil

Viajar pelo Brasil: conheça as capitais mais bonitas do país. Foto: Pexels

Agora, se o que você curte é história, arquitetura e natureza, Curitiba é o destino perfeito para conhecer. Belíssima, a capital do Paraná pode ser conhecida em uma viagem de fim de semana ou feriado prolongado, já que suas atrações concentram-se em áreas centrais, podendo ser facilmente conhecidas em um roteiro mais enxuto.

Bem organizada, com uma ótima estrutura de transporte e muitas áreas verdes, Curitiba é uma cidade perfeita para quem gosta de passear por centros urbanos. Além disso, a cidade é acolhedora, tanto que muitos moradores se voluntariam para apresentar os principais pontos turísticos aos turistas, o famoso Free Walking Tour.

Manaus

capitais mais bonitas do brasil

Viajar pelo Brasil: conheça as capitais mais bonitas do país. Foto: Werner Zotz.

Cercada pela exuberante floresta amazônica, Manaus está também entre as capitais mais bonitas do Brasil. Em sua área central, prédios centenários com arquiteturas belíssimas podem ser vistos em meio a casas simples e o comércio de rua. Museus, parques e o zoológico do Cigs ajudam a contar a história da capital do Amazonas.

Além disso, a partir de Manaus é possível fazer vários passeios pela floresta amazônica e por suas comunidades tradicionais. E, por falar em tradição, a culinária regional é uma atração à parte que não pode ficar fora do roteiro de nenhum viajante.

São Luís

capitais do brasil

Viajar pelo Brasil: conheça as capitais mais bonitas do país. Foto: Wikimedia Commons

Ao contrário de outras cidades litorâneas, o mar não é a principal atração de São Luís. A cidade é o destino ideal para quem curte arte, cultura e história. Os casarões azulejados e os vários museus atraem turistas para a capital do Maranhão o ano todo. Seu centro histórico é repleto de prédios centenários, que hoje abrigam museus e ajudam a contar a história da única capital brasileira fundada por franceses.

A gastronomia também é um atrativo de São Luís. Com influências indígena, portuguesa e africana, a culinária local tem pratos típicos deliciosos, servidos nos vários restaurantes espalhados pela cidade. Outro diferencial de São Luís é que a maioria das atrações é gratuita, o que facilita a vida de quem quer viajar para lá.

João Pessoa

capitais

Viajar pelo Brasil: conheça as capitais mais bonitas do país. Foto: Divulgação

João Pessoa é uma capital surpreendente que, apesar de não estar entre os principais destinos do nordeste brasileiro, não deixa a desejar em nada para os lugares mais badalados. Lindas praias, repletas de piscinas naturais, ótimas áreas de convivência e um centro histórico riquíssimo estão entre as atrações da capital da Paraíba.

Também conhecida carinhosamente como Jampa, João Pessoa é uma cidade bem estruturada, com ótima gastronomia, locais de compras bem equipados e excelentes hospedagens. Além, é claro, de praias perfeitas para curtir muito.

Natal

brasil

Viajar pelo Brasil: conheça as capitais mais bonitas do país. Foto: Divulgação

Praias, dunas em meio ao centro urbano e um circuito cultural rico fazem de Natal um destino imperdível no nordeste brasileiro. A natureza que a cerca é exuberante e, assim como João Pessoa, a cidade é bem estruturada, com ótima oferta de serviços aos visitantes.

Há muito o que se fazer por lá, entre aproveitar as belas praias, fazer passeios de buggy entre as dunas e falésias, se refrescar nas suas lagoas ou conhecer seu centro histórico. E se não bastasse tudo isso, Natal ainda serve de base para conhecer outros paraísos do litoral do Rio Grande do Norte, como os Parrachos de Maracajaú.

Vitória

brasil

Viajar pelo Brasil: conheça as capitais mais bonitas do país. Foto: Divulgação

Vitória é outra bela capital do Brasil e super interessante para se conhecer. Localizada em uma ilha, a cidade tem praias maravilhosas, um centro urbano arborizado e muito charmoso, parques, montanhas e monumentos históricos que garantem uma viagem e tanto.

A capital do Espírito Santo integra a região metropolitana da Grande Vitória, que abriga outras 34 ilhas, cercadas pelo Oceano Atlântico, com lugares igualmente incríveis para visitar. Em Vitória, você encontrará ótimas opções de passeios – muitos, gratuitos – e também uma boa oferta de serviços.

Porto Alegre

brasil

Viajar pelo Brasil: conheça as capitais mais bonitas do país. Foto: Divulgação

Para finalizar nossa lista com as capitais mais bonitas do Brasil, Porto Alegre. Apesar de ser uma grande metrópole, a capital do Rio Grande do Sul é muito arborizada, ótima para caminhar. Carinhosamente conhecida como Poa, a cidade tem uma grande variedade de atrações, que podem ser curtidas em uma viagem de final de semana ou em férias mais prolongadas.

Em seu centro histórico, encontram-se muitos prédios, museus e centros culturais. Para quem curte contato com a natureza, a capital gaúcha oferece vários parques em meio a muito verde. A orla do Lago Guaíba convida a sentar e apreciar a paisagem, principalmente no pôr do sol. E os muitos bares e restaurantes tornam os dias e as noites de todos muito mais saborosos.

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Atrações em Paraty: 22 pontos turísticos imperdíveis

Artigo anterior

9 hospedagens diferentes em São Paulo para aproveitar o melhor da cidade

Artigo seguinte

Você pode gostar