Atualizada em:
Reabertura deve acontecer de forma ‘gradual e monitorada’ e mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária.
Após meses fechados em decorrência da pandemia do novo coronavírus, os parques nacionais do Catimbau (Pernambuco), Ubajara (Ceará) e Abrolhos (Bahia), foram reabertos para visitas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
De acordo com o instituto, todas as unidades terão suas reaberturas de forma gradual e monitorada, seguindo todas as exigências dos protocolos de segurança sanitária.
A visitação pública será permitida desde que se cumpra uma série de normas estabelecidas pelo orgão. As unidades deverão disponibilizar álcool gel, estimular e priorizar a venda on-line de ingressos, permitir agendamentos para evitar filas e aglomerações, fazer marcações no piso para promover o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, além da limpeza e desinfecção constantes dos ambientes, entre outras medidas.
Nos lugares fechados como abrigos, auditórios, centro de visitantes, lojas de conveniência e souvenirs o número de visitantes deve ser reduzido para permitir o espaçamento mínimo de 2 metros entre as pessoas.
Parque Nacional do Catimbau
O Parque Nacional do Catimbau abrange municípios entre o agreste e o sertão pernambucano. Sua área é formada por belezas cênicas com suas formações rochosas peculiares e seus 42 sítios arqueológicos com pinturas rupestres.
Parque Nacional de Ubajara
O parque tem importantes formações espeleológicas, paleontológicas e arqueológicas, sendo um paraíso para amantes do ecoturismo. Quem visita Ubajara poderá conhecer cavernas, cachoeiras, mirantes e caminhar em trilhas naturais.
Parque Nacional Marinho de Abrolhos
Famoso entre mergulhadores, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos conta com a maior biodiversidade marinha do Brasil. As águas transparentes, de um verde-azulado, deixam à mostra recifes e corais, e permitem ver, ainda do barco, cardumes, tartarugas marinhas e outras espécies.
O Brasil possui, atualmente, 73 parques nacionais administrados pelo ICMBio. Os parques têm como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. São áreas de pesquisa científica, desenvolvimento de educação ambiental e turismo ecológico.
Leia também:
» Destinos turísticos da Bahia reabrem para visitação
» Parque Nacional do Itatiaia retoma atividades turísticas
» Brasil deverá ter nova trilha de longa distância na fronteira com a Bolívia
» Fronteiras, atrações e viagens: como está o retorno do turismo na França?
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]