Atualizada em:
Entre os dias 16 e 21 de dezembro, os planetas Júpiter e Saturno ficarão alinhados, formando uma “Estrela de Natal”. Fenômeno não ocorre desde a Idade Média
Uma “estrela de Natal” enfeitará o céu após 800 anos sem aparecer. Pode até parecer um milagre natalino, mas o fenômeno tem explicação. Neste mês, do dia 16 ano dia 21, os planetas Júpiter e Saturno devem parecer um “planeta duplo”. Os dois planetas, geralmente separados no céu noturno, vão ficar muito próximos um do outro, fato que não ocorria desde março de 1226, ou seja, desde a Idade Média.
De acordo com o site G1, essa formação rara dos dois planetas alinhados é conhecida como “Estrela de Natal” ou “Estrela de Belém”. De acordo com o portal, as conjunções são raras porque cada planeta demora um tempo diferente para girar em torno do Sol. A Terra, por exemplo, leva 1 ano. Já os planetas Júpiter e Saturno completam a volta em cerca de 12 e 30 anos, respectivamente.
Quem quiser admirar a estrela no céu poderá fazê-lo melhor no dia 21 de dezembro, quando a distância entre os planetas ficará ainda menor. O fenômeno poderá ser observado de qualquer lugar do mundo, ficando visível a olho nu na direção do pôr do sol, acima do horizonte. Contudo, será mais fácil observar a estrela em lugares com o céu mais limpo.
Leia também:
» Como será o ano novo no Rio de Janeiro? Veja as atualizações do Réveillon
» Ano Novo 2021 em Salvador: como será o Réveillon na capital baiana?
» TAno Novo 2021: como será o Réveillon em São Paulo?
» 10 praias para passar o Ano Novo no Rio de Janeiro
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]