Atualizada em:
Em um país de proporções gigantescas, milhares de paisagens únicas percorrem todo o território nacional. Montanhas, grutas, cachoeiras, rios, cidades histórias, capitais badaladas e inúmeras praias e ilhas deslumbrantes compõem nosso cardápio de destinos. Com tantos lugares fascinantes, é comum evidenciarmos alguns mais emblemáticos, entretanto, tantos outros destinos tão belos quanto esses, merecem destaque em uma lista exclusiva. Nessa matéria, completamos a seleção de destinos que você provavelmente não conhece, mas precisa conhecer – Parte II.
Esse post é um complemento da matéria “Destinos que você provavelmente não conhece, mas precisa conhecer“. Esses conteúdos são feitos com a proposta de divulgar lugares pouco conhecidos no Brasil, com grandes atrativos naturais, históricos e ofertas turísticas. Para ver a primeira parte na íntegra clique aqui. Prepare as malas e boa viagem!
Baixio – Bahia
A apenas 124 km de Salvador o pequeno povoado de Baixio possui 5 lagoas de águas cristalinas, formadas por 14 nascentes espalhadas na região. O local pertence ao município de Esplanada, no litoral norte baiano.
Entre as mais procuradas está a Lagoa Azul, que possuí um acesso fácil, com trilhas de aproximadamente 30 minutos dentro de uma propriedade privada. A lagoa tem uma extensa área para banho com pequenas dunas de areias que chegam às suas margens. O limite diário de visitantes nas lagoas é de 35 pessoas, essa visitação controlada é para não gerar impacto negativo na natureza.
Afuá – Pará
Conhecida como a Veneza amazônica, a pequena cidade ribeirinha de Afuá está no noroeste da Ilha de Marajó, no Pará. A cidade está as margens de três grandes rios da região: Cajuuna, Afuá e Marajozinho.
Afuá foi construída sobre palafitas, uma espécie de plataforma feita com madeira para não ser inundada pelas cheias dos rios que a cercam. Em Afuá automóvel não tem vez, por questão de preservação de suas vias o município proibiu o acesso de veículos, o único meio de transporte é a bicicleta.
No mês de Julho acontece o “Festival do Camarão”, que atrai turistas de vários estados do Brasil e inclusive de países vizinhos. No festival além de várias atrações o turista pode saborear uma infinidade de produtos da culinária afuaense que tem como ingrediente principal o camarão.
Uiramutã – Roraima
Distante a 310km de Boa Vista em Roraima, o município de Uiramutã está na fronteira com a Venezuela e a Guiana. A cidade possui a maior proporção da população indígena no país e concentra o maior número de indígenas de Roraima. O local abriga diversas paisagens com belezas naturais praticamente intocadas.
Existem diversas quedas espalhadas pela região, mas as que mais impressionam os turistas são a Cachoeira do Urucá com um incrível piscinão de águas em tom de azul turquesa e as Corredeiras do Paiuá.
Atins – Maranhão
Rumores apontam Atins como a nova Jericoacoara, o pequeno vilarejo com ruas de areias fofas encravada entre a água doce e salgada é bem visado por europeus que descobriram as belezas da região.
Para chegar ao destino não é fácil, o início é o aeroporto de São Luís, de lá são 3h30 de ônibus até Barreirinhas (cidade mais famosa próxima ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses), onde partem os barcos até Atins com duração de 1h:25.
Além das praias, a pequena comunidade está a poucos metros de uma área pouco explorada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Lagoas como a do Mário totalmente cercada por uma vegetação intensa e a Lagoa Verde (o nome já diz tudo) são pontos cruciais para visitar quando estiver na região.
Lagoa Redonda – Sergipe
Um dos recantos menos explorados de Sergipe está a apenas 1 hora de distância da capital do estado Aracaju. A Lagoa Redonda é cercada por dunas e vegetação, em cima dos bancos de areia é possível avistar o mar e o mangue. A atração está no município de Pirambu no litoral norte do estado.
São Miguel das Missões – Rio Grande do Sul
Em São Miguel das Missões localiza-se o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo. Tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, as ruínas de São Miguel é um dos mais importantes monumentos históricos brasileiros e ficam quase na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina. As imponentes construções são heranças deixadas pelas missões jesuítas no século 17.
» Pintura Rupestre no Brasil: conheça a Serra da Capivara
» As belezas naturais do Parque Nacional do Itatiaia
» Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha: O paraíso é aqui
» Parque Nacional do Iguaçu, destino perfeito para amantes do Ecoturismo
» Viagem e aventura: Conheça o Parque Nacional dos Lençois Maranhenses
Fotos: Emerson de Oliveira, Eduardo Seixas, Kelson da Luz, Savillez, Frederico Lobo, Nailana Thiely, Manoel Moraes Jr., Gabi Moncau, Vitch, JEM, Agenteviaja.com, Alessandro Oliveira, Charles Appilt.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]