Brasileiros que vivem na França relatam situação de fronteiras, atrações e viagens. Saiba mais sobre o retorno do turismo no país. 

THE France é um dos destinos mais desejados por brasileiros. Por este motivo, muitos viajantes se perguntam quando será possível voltar a viajar pelo país, buscando informações sobre fronteiras e retorno das atrações. Aos poucos, o destino retorna gradativamente à normalidade. 

Em maio, restaurantes, lojas e cafés voltaram a funcionar no sistema de delivery, mas só abriram as portas no dia 2 de junho. Neste mesmo mês, o governo da França anunciou medidas no valor de 18 bilhões de euros para apoiar o setor de turismo contra o impactos causados pela pandemia. As fronteiras do país foram reabertas para nações que integram o espaço Schengen – zona de livre circulação da União Europeia – em 15 de junho. 

Read too " Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Já em 1º de julho, as fronteiras foram também abertas para alguns países de fora da União Europeia. O Brazil, por ser considerado um local onde a pandemia ainda não está controlada, não entrou nessa lista, ao menos neste primeiro momento. Recentemente, as atrações parisienses mais famosas também começaram a voltar. O Museu do Louvre abriu suas portas para visitantes nesta última segunda-feira (dia 7), após quatro meses fechado. 

Para entender toda a situação da França entrevistamos Luiz Antonio Ferreira, brasileiro que vive no país e que acompanhou cada fase desse processo de perto. Luiz também é CEO da France among Friends, empresa de receptivo em Paris, Nice e em outros destinos franceses, especializada em em turismo para brasileiros. 

Retorno do turismo na França: brasileiro fala sobre  atrações, fronteiras e viagens

Borders, attractions and travel: how is tourism returning in France? 

Photo: Disclosure

Better Travel GuidePode dizer como está a situação atual da França na visão de um morador? Houve ação efetiva e preocupação do governo local?

A: A COVID-19 parece que ficou para trás e a preocupação agora é combater os danos econômicos. Muitos restaurantes fecharam (1 a cada 5 não aguentou) e centenas de outros segmentos estão muito abalados. Muitas pessoas estimam que a partir de setembro, quando ocorrerá o retorno às aulas (nosso pós-carnaval no Brasil) haverá muitas manifestações.

O governo ajudou como pôde, emprestando dinheiro a juros baixos e para pagar daqui 1 ano, mas muitas empresas não estão vendo interesse em se endividar para atravessar uma situação que parece não ter fim.

Better Travel Guide Did the population, in general, respect the rules of social distancing? How has your personal life been these past two months?

A: Respeitou a partir do momento que a polícia começou a multar. Inicialmente não estavam levando muito a sério. Minha vida pessoal está normal, exatamente como antes. A diferença é que sempre levo uma máscara no bolso, pois para entrar em lugares fechados o uso é obrigatório. Também faço menos apertos de mão com pessoas que conheço.

Better Travel GuideHow is this return to normality taking place?

A: Bem, acho que a França geriu bem a crise.

Better Travel Guide Como está sendo a reabertura do turismo no país neste primeiro momento?

A: As fronteiras já estão abertas. Porém, os países que apresentam complicações na gestão da crise, como EUA, Brasil e Rússia, estão proibidos de entrar neste primeiro momento.

Better Travel GuideComo está sendo os voos internacionais que chegam na França? Há muitas restrições e medidas de segurança que você pode nos contar? 

A: Pelo que percebi, não estão muito rigorosos uma vez que o turista vem de um país com direito de acessar o território francês.

Better Travel Guide A França lançou pacotes health insurance for tourists and residents? If yes, what are your expectations regarding this?

A: A saúde aqui é pública, os testes são gratuitos. Neste sentido, o acesso a saúde continua igual e para todos.

Better Travel Guide Quais locais e atrações da França as agências estão priorizando neste momento?

A: Há muita propaganda nos meios de comunicação para viagens dentro da França.  O francês, em geral, viaja muito pelo mundo e sempre vemos propagandas para lugares exóticos. Porém, este ano, estão divulgando muito a França mesmo. Viagens locais são tendências neste começo do novo normal.

Better Travel Guide Could you say what the main precautions are being taken in relation to hotels, restaurants, visits and attractions, etc?

A: Nos restaurantes, uma mesa de intervalo com menus com QR Code. Nas atrações, compras de bilhete antecipada e o uso de máscara é obrigatório. Na hotelaria, muita higienização, seguindo os protocolos exigidos pelos órgãos de saúde local. 

Better Travel Guide Por que um turista brasileiro deve incluir a França como destino assim que tudo estiver normalizado?

A: Porque a França é o melhor país do mundo para ser visitado, com excelentes hotéis, infraestrutura, história, gastronomia, vinhos, lugares pitorescos. A França tem tudo para agradar o viajante: o francês ama o Brasil e tem muita empatia com a gente.

Better Travel Guide – O que os turistas brasileiros que desejam visitar a França depois da pandemia podem esperar?

A: Uma atenção a mais com higiene, uso de máscaras e distanciamento social, mas nada muito diferente do que ocorre em outros países.

Better Travel Guide Como a agência França Entre Amigos está se preparando para receber o turista assim que a situação estiver controlada? Há planos de disponibilizar itens de segurança individual como máscaras, álcool em gel e outros?

A: A equipe usará máscara e os carros possuem álcool gel em abundância. 

Better Travel Guide Have you been receiving requests from tourists for travel later this year or in 2021? If so, could you tell us what are the most common questions at this first moment?

A: No momento estamos sem pedidos para 2020, pois estamos todos sem saber quando as fronteiras com o Brasil estarão abertas. O que recebemos muito são perguntas de “quando poderei viajar a França?”. As pessoas estão esperando por essa data para poderem planejar a viagem com segurança.

Read too:

» 15 movies to travel to France without leaving your couch
» Discover the park in France inspired by “The Little Prince”
» Best restaurants in Paris according to tourists
» Rua de Recife is elected the third most beautiful in the world by an American magazine

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os best destinations do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes places to visit in Brazil e no exterior. São milhares de travel tips com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotels, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Subscribe to our channel:
 

Plan your Trip


Brazilians report coronavirus situation in Bariloche: when will we be able to travel again?

Previous article

Brazilians don't know Brazil, but they should

Next article

You may also like