Os 15 bairros mais legais do mundo, segundo a Time Out
Cheios de personalidade e lugares bacanas para conhecer, os bairros mais legais do mundo são multiculturais, animados, acolhedores e rendem ótimos passeios
Anualmente, a revista Time Out divulga um ranking com os bairros mais legais do mundo. A publicação busca opiniões de moradores e especialistas sobre as características de cada lugar e, juntamente com a avaliação de seus editores locais, elege quais são os bairros que merecem destaque e, portanto, serem conhecidos.
Mas o que é preciso para ser considerado um bairro mais legal do mundo? Geralmente, esses lugares são cheios de personalidade, marcados pela multiculturalidade e, claro, muito acolhedores. Eles também tem vários locais bacanas para conhecer, como equipamentos de cultura e diversão. A gastronomia é outro ponto forte dos bairros cool. Neles, é possível encontrar diferentes restaurantes e bares animados.
O fator principal, porém, é o distanciamento da gentrificação tão comum hoje em dia. Esses bairros mais legais do mundo fogem dos padrões da maior parte das cidades e são incubadoras de novas tendências e ideias. Por isso, são lugares incríveis para visitar.
Bairros mais legais do mundo
Neste post, vamos listar os 15 bairros mais legais do mundo, segundo o ranking da Time Out, e suas principais características. Para chegar nesta lista, a publicação entrevistou mais de 27 mil moradores de vários bairros do mundo todo, questionando-os sobre o bairro mais legal, mais subestimado e culturalmente mais vibrante de sua cidade. Também considerou a opinião de seus editores locais, uma vez que tem redações nas principais metrópoles. Confira!
1 – Arroios, Lisboa
De acordo com a publicação, Arroios é um bairro de contrastes, que se destaca dos demais pela multiculturalidade dos moradores e locais. Maior bairro de Lisboa, em Portugal, tem ruas repletas de galerias e restaurantes e é o lugar da cidade onde mais brotam novos negócios. Além disso, conta com ótimos serviços públicos e promove vários eventos culturais e esportivos locais. Entre os lugares mais badalados deste bairro português, o destaque é o restaurante Ramiro, especializado em frutos do mar.
2 – Shimokitazawa, Tóquio
Diferente dos outros bairros de Tóquio, no Japão, super movimentados, Shimokitazawa tem uma vibe mais boêmia, tanto que a publicação classifica este bairro japonês como uma “pausa bem-vinda da energia frenética de Tóquio”. Shimokita – como é conhecido carinhosamente – tem muitas lojas especializadas em moda vintage e discos de vinil. E, assim como Arroios, é um bairro propício ao surgimento de novos negócios. Em relação à gastronomia, a vizinhança tem restaurantes de curry japonês exclusivos.
3 – Onikan, Lagos
Onikan é um bairro da cidade de Lagos, no sudoeste da Nigéria, e o terceiro entre os bairros mais legais do mundo. Segundo a publicação, o lugar reúne passado presente e futuro em sua zona histórica, o que permite entender facilmente como ocorreu a urbanização da área. Além disso, o grande destaque de Onikan é a forma como o bairro está alicerçado em sua comunidade. Um dos lugares imperdíveis para conhecer em Onikan é o restaurante Ghana High, que serve o melhor arroz jollof com banana e feijão da cidade.
4 – Wedding, Berlim
Multicultural, Wedding é um bairro que abrange várias áreas residenciais, parques e monumentos históricos de Berlim, na Alemanha. A publicação destaca as muitas e usadas trincheiras do pós-guerra encontradas no bairro, como a Habitação do Modernismo de Berlim, de Le Corbusier
, de onde se tem uma vista privilegiada dos edifícios da Bauhaus, projetados por alguns dos líderes do movimento e que hoje são patrimônio mundial da Unesco. A revista também chama a atenção para as várias exposições de arte underground realizadas em Wedding.5 – Historic Filipinotown, Los Angeles
O 5º lugar do ranking de bairros mais legais do mundo ficou para um lugar em Los Angeles, nos Estados Unidos, que é uma verdadeira convergência de culturas, com vários restaurantes novos surgindo, muita arte de rua, entre outras coisas. O Historic Filipinotown, ou apenas HiFi como é conhecido, ainda está nos estágios iniciais de sua ascensão, mas já conquista a todos que o visitam. Entre os destaques deste bairro, o jeepney – um jipe-ônibus colorido que é um dos meios de transportes mais utilizados nas Filipinas – faz um tour pelos principais pontos da vizinhança contando sua história.
6 – The Waterfront, Hobart
The Waterfront é um bairro da cidade de Hobart, a capital do estado australiano da Tasmânia. Segundo a Time Out, o local está em ascensão e promete se consolidar como um dos bairros mais promissores da região. Atualmente, o destaque é a orla histórica, que reúne os principais serviços, atrações, bares e restaurantes da cidade. Vale a pena visitar o Museu de Arte Antiga e Nova (MONA) que, apesar de recém inaugurado, já é um dos pontos mais conhecidos da capital da Tasmânia. O bairro também agrada aos amantes da natureza, da cultura e da gastronomia, assim como àqueles que gostam de adrenalina.
7 – Strasbourg-Saint-Denis, Paris
Strasbourg-Saint-Denis é o ponto de encontro de tudo que é “cool” em Paris, na França. É o lugar, conforme a publicação, “onde as culturas convivem de uma maneira constantemente refrescante”. Ao visitar este bairro francês, não deixe de conhecer – ou até mesmo se hospedar – no Hotel Grand Amour, um anti-palácio moderno projetado pelo grafiteiro francês André, ou experimentar as melhores pizzas de toda Paris no restaurante Da Graziella, comandado por Graziella Buontempo.
8 – Astoria, Nova York
Localizado no Queens, Astoria é um bairro multicultural e descontraído de Nova York, nos Estados Unidos. E não é por menos que foi eleito entre os bairros mais legais do mundo. Nele, você encontra de tudo um pouco, tanto em relação à cultura quanto à gastronomia. O bairro tem vários cafés e restaurantes étnicos – entre eles tavernas gregas -, equipamentos de cultura – com destaque para o Museu da Imagem em Movimento -, parques ao ar livre e locais de compras muito interessantes, como a boutique Brass Owl.
9 – Embajadores, Madri
Animado e diversificado, assim é o bairro de Embajadores, em Madri, Espanha. Multicultural, o local tem ruas estreitas de pedras onde se encontram, lado a lado, restaurantes africanos e indianos, cafés modernos e bares que tocam rock e reggae. Para completar, a Calle del Dr. Fourquet é ladeada por galerias contemporâneas e há muita arte de rua em Embajadores. Um dos lugares imperdíveis para conhecer por lá é La Casa Encendida, um centro cultural com exposições, festivais, filmes, conferências de música ao vivo e atividades para crianças.
10 – Pilsen, Chicago
Pilsen é um bairro rico em cultura latina, que transborda música, arte, tradição culinária e vida noturna em Chicago, nos Estados Unidos. A publicação destaca seus murais coloridos e a forte presença da arte de rua como pontos positivos deste lugar. Além disso, ressalta a formação multicultural, já que o bairro acolheu imigrantes tchecos, poloneses, alemães e italianos e latinoamericanos, principalmente mexicanos. Vale a pena visitar neste bairro o Museu Nacional de Arte Mexicana e o piano bar Tack Room, conforme a publicação.
11 – Peckham, Londres
Peckham é o bairro mais diverso de Londres, na Inglaterra. Ocupado inicialmente por africanos, o lugar recebeu, ao longo do tempo, imigrantes do Caribe, da Ásia e do Oriente Médio. E essa diversidade pode ser vista em seu comércio local, com galerias de arte, bares de fliperama, discotecas cult e restaurantes pop-up de comida de rua. Ao visitar Peckham, não deixe de conhecer o rooftop Frank ‘s Café ou o Bussey Rooftop Bar, que além de ótimas bebidas, oferecem vistas incríveis da região.
12 – Soi Pridi Banomyong/Phra Khanong, Bangkok
O bairro com nome de estadista, que antes era conhecido como uma área residencial tranquila, hoje é um dos lugares mais descolados de Bangkok, capital da Tailândia. Soi Pridi Banomyong – também conhecido como Phra Khanong – foi ocupado, ao longo do tempo, por jovens nativos e expatriados que trouxeram movimento e uma vibração multirracial ao local. Como resultado, as casas elegantes e restaurantes da velha guarda foram trocados por cafés descolados, bares badalados, galerias de bricolagem, boutiques e mercados ao ar livre idealizados por artistas, segundo a publicação.
13 – Footscray, Melbourne
Footscray é um bairro da região oeste de Melbourne, na Austrália, conhecido como um caldeirão de culturas. Lar de diferentes migrantes – do Vietnã à Etiópia -, o local tem uma variedade incrível de restaurantes das mais distintas gastronomias lado a lado. Ou seja, você pode provar um “curry de cabra com injera fresco, beber pho e caçar o melhor cannoli da cidade na mesma rua”, de acordo com a Time Out. Entre os pratos mais famosos do bairro, o sanduíche banh mi vietnamita é o destaque.
14 – Zhongshan, Taipei
Zhongshan é um dos bairros mais legais do mundo não só pela beleza de suas construções e principais avenidas arborizadas, mas pelas opções de lugares diferentes para conhecer. Lá você encontrará lindos prédios de tijolos e shoppings centers enormes, mas também poderá explorar becos secretos cheios de cafés, lojas de roupas vintage, templos de esquinas e restaurantes descolados.
15 – Kerem Ha Teimanim e Shuk HaCarmel, Tel Aviv
Kerem Ha Teimanim é um tradicional bairro de Tel Aviv, em Israel, onde é fácil encontrar restaurantes clássicos especializados em iguarias da culinária iemenita, como o pão pita “malawah”. Mas não é só isso. Atualmente, o local é bem eclético e super interessante de se conhecer, por isso foi eleito entre os bairros mais legais do mundo. Lá você encontrará bares ao ar livre, muitos nômades e apaixonados por gastronomia, além de iemenitas que vendem pratos típicos diretamente de suas cozinhas. O destaque deste bairro é o Shuk HaCarmel, um mercado com uma infinidade de produtos, de especiarias a peixes salgados.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com