Teste de Covid para viajar dentro do Brasil: Saiba quais destinos nacionais exigem teste de COVID antes de viajar 

Precisa viajar dentro do Brasil e não sabe se é necessário fazer o teste de COVID? Até o momento, o único destino nacional que exige esse protocolo de segurança para permitir a entrada de turistas, é o arquipélago de Fernando de Noronha. No entanto, em fevereiro, o Ministério Público Federal entrou com uma ação que exige o teste de RT-PCR com resultado negativo, feito em até 72h antes do embarque, para voos nacionais. Mas, por enquanto, nenhuma medida foi tomada. 

É importante lembrar que mesmo sem a exigência de teste de Covid para destinos nacionais, cada companhia aérea pode adotar uma postura e permitir o embarque somente com a apresentação do resultado negativo do exame. Ou até mesmo, pode estabelecer outras normas, por isso antes de viajar, ou comprar uma passagem, certifique-se das regras vigentes no site oficial das empresas. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Teste de Covid para viajar dentro do Brasil

Teste de Covid para viajar dentro do Brasil. Foto: Wikimedia Commons

Neste momento de incertezas, as informações podem mudar a qualquer momento, já que os requisitos e protocolos são impostos pelos governos e autoridades. Por isso, as companhias aéreas estão orientando os passageiros a verificarem com frequência os requisitos de entrada, saída e conexão, mesmo que seja para um destino nacional.

A Anvisa proibiu o uso de bandanas, lenços, máscaras de acrílico, com válvulas de expiração, de tecido com uma só camada e os protetores faciais do tipo face shield, só serão permitidos se a pessoa estiver com máscara por baixo.

Máscaras de tecido feitas de algodão ou tricoline, por exemplo, são permitidas. Elas devem ter mais de uma camada de proteção e estarem bem ajustadas ao rosto, tampando a boca e o nariz. As máscaras cirúrgicas, PFF2/N95, também são autorizadas. 

As regras no aeroporto também ficaram mais rígidas. O passageiro pode retirá-la apenas na praça de alimentação quando estiver comendo, mas ela é obrigatória durante toda a viagem. O serviço de bordo continua proibido, e apenas crianças, idosos ou pessoas que necessitam de dieta especial podem se alimentar no avião.

Em caso de resistência ao cumprimento da medida sanitária, os fiscais podem pedir o apoio da Polícia Federal. Há previsão de aplicação de advertências e multa a partir de dois mil reais para quem se recusar a usar a máscara adequada.

Teste de Covid para viajar dentro do Brasil: Fernando de Noronha

Agora, se for viajar para Fernando de Noronha, fique atento ao protocolo de segurança exigido por esse destino nacional. O exame de covid  precisa ser feito em até 48h antes da viagem e o resultado negativo obtido pelo teste RT-PCR deve ser apresentado em dois momentos: no embarque para a ilha e no desembarque, em Noronha, portanto certifique-se de ter o laudo original e uma cópia. 

As pessoas que já foram diagnosticadas com Covid, podem apresentar o exame RT-PCR com resultado positivo realizado no mínimo 20 dias antes do embarque, ou no máximo, 90 dias antes. Outra forma de comprovar a infecção pela doença é pelo diagnóstico do teste reagente de igG sorológico (de sangue), feito no máximo 90 dias antes da viagem. É importante lembrar que testes rápidos feitos em farmácias, com gota de sangue ou PCR-LAMP, feitos com saliva NÃO são aceitos pelas companhias aéreas. 

O teste para entrar na ilha deve ser custeado pelo próprio passageiro e na saída, é realizado um sorteio automático, por meio do controle migratório e 30% dos passageiros de cada voo ou embarcação devem realizar um novo teste de RT-PCR. Tudo para conter a disseminação do vírus no arquipélago. Para mais informações, acesse o site: http://www.noronha.pe.gov.br/

Cuidados essenciais

Informações importantes do Ministério da saúde com relação às viagens:

  • Siga as orientações das autoridades de saúde locais;
  • Use máscara em locais públicos;
  • Lave as mãos com sabão e água ou use álcool em gel 70%;
  • Evite ao máximo tocar olhos, nariz, boca e a máscara de proteção;
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evite aglomerações;
  • Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social;
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados;
  • Não compartilhe objetos pessoais;
  • Se estiver com sintomas compatíveis com os da Covid-19, tais como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, deve evitar o contato físico com outras pessoas e buscar imediatamente atendimento nos serviços de saúde.

Leia também:

» Companhias aéreas querem barrar quem não tomar vacina para covid
» Chega ao Brasil o primeiro avião da Itapemirim Transportes Aéreos
» Latam elimina check-in antes de voos no Brasil e quer que passageiro despache bagagem sozinho
» Um chef com estrela Michelin está fazendo refeições para a classe econômica nesta companhia aérea

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Rolês pra fazer sozinho na região da Avenida Paulista

Artigo anterior

Fique hospedado em uma ilha exclusiva perto da Guarda do Embaú

Artigo seguinte

Você pode gostar