Veja essa lista sensacional com as melhores viagens nacionais e saiba onde ir em cada mês do ano. Surpreenda-se com combinações inusitadas que tornarão suas férias incríveis

Palavras-chave: , para onde ir, melhores lugares para visitar em, praias do nordeste, praias do sul, praias paradisíacas, opção de viagem

Não há dúvidas de que o Brasil é repleto de lugares incríveis para conhecer, mas você sabe para onde ir em cada mês do ano dentro do nosso território? É verdade que algumas viagens nacionais têm suas épocas clássicas, como destinos de serra no inverno ou praias no verão. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

No entanto, você pode se surpreender ao saber que é possível, por exemplo, aproveitar muito bem Campos do Jordão no auge do calor. Ou curtir as lindas praias do nordeste nos meses de inverno.

Quer saber mais? Então, veja essa lista sensacional com as melhores viagens nacionais e saiba onde ir em cada mês do ano. Prepare-se para descobrir combinações inusitadas que podem tornar suas férias muito mais incríveis.

Saiba para onde viajar em cada mês do ano

Onde viajar em janeiro?

Costa dos Corais. Foto: MaceioAlagoas

O sol e o calor característicos do mês de Janeiro são perfeitos para curtir uma das belas praias do Nordeste. Veja nossas dicas sobre os melhores lugares para visitar em janeiro.

Praias do Nordeste: 

As praias do nordeste podem ser conhecidas o ano inteiro. Porém, a probabilidade de chuva é bem menor no verão, sobretudo em janeiro. Assim, você encontrará águas claras e com ótima visibilidade. Confira algumas opções:

Porto de Galinhas

Uma das mais bonitas praias de Pernambuco, Porto de Galinhas está entre as melhores do Brasil e é uma das praias do Nordeste para conhecer em janeiro. O cenário é paradisíaco, formado por muitos coqueiros, uma faixa de areia branca e um mar de águas claras e tranquilas. 

São Miguel do Gostoso

Outro lugar para visitar em janeiro, São Miguel do Gostoso tem fortes ventos, muito calor, mar calmo e praias de areia branquinha. É um cantinho no Rio Grande do Norte para quem quer se desligar do mundo e aproveitar as férias com muita tranquilidade. 

Costa dos Corais

A Costa dos Corais vai do município de Tamandaré (PE) até Maceió (AL). O trecho é o segundo maior banco de arrecifes do mundo e suas praias caracterizam-se por vastos coqueirais, areias finas e águas mornas azul turquesa. As mais famosas são Enseada dos Corais, Gaibu, Calhetas, Serrambi, Porto de Galinhas, Cupe, Muro Alto, Maracaípe, Carneiros, Maragogi, Antunes, Patacho, Toque, Porto da Rua, Carro Quebrado  e Gunga.

Costa do Descobrimento

Localizada na região sul da Bahia, a Costa do Descobrimento é uma rota turística indicada para quem gosta de turismo de aventura e ecoturismo. Ela é formada pelas cidades de Belmonte, Santo Antônio, Santo André, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. Há muitas praias belíssimas, de águas cristalinas perfeitas para mergulho, assim como ótimos lugares para fazer trekkings em trilhas que percorrem paisagens incríveis.

Onde viajar em fevereiro? 

Bombinhas. Foto: Ieda Funari / Wikimedia Commons

Se as praias do nordeste são uma ótima opção de viagem em janeiro, as praias do sul podem ser uma excelente escolha para viajar em fevereiro. Outra dica é conhecer Itaúnas, no Espírito Santo. Veja mais detalhes:

 

Praias do Sul:

A temperatura nas praias do Sul em fevereiro varia de 24º a 30º e a incidência de chuva é pequena. Por isso, são perfeitas para aproveitar as férias neste mês. 

Florianópolis

Praias belíssimas, centros bem equipados, vilarejos charmosos e muita natureza fazem de Florianópolis um dos principais destinos da região sul do Brasil. 

Guarda do Embaú

Descoberta por surfistas em Santa Catarina, a Guarda do Embaú é uma linda faixa de areia com mar azul e ondas perfeitas. Ela fica no município de Palhoça e tem águas cristalinas.

Bombinhas

O balneário de Bombinhas, em Santa Catarina, tem 39 praias que impressionam pela beleza e diversidade. Apesar de não ser muito conhecida como destino turístico, a cidade também tem ótima infraestrutura e oferece atividades que aproximam os turistas da natureza. 

Praia do Rosa

Cartão-postal do município de Imbituba, em Santa Catarina, a Praia do Rosa tem um visual que mistura serra e praia. Por lá, reina a rusticidade tanto nas ruas como nas casas e pousadas. As estradas são de terra e o mar é belíssimo. 

Itaunas (ES)

Conhecida por suas dunas e pelo forró, Itaúnas fica no Espírito Santo e é um lugar que agrada quem curte praias, trilhas, passeios de caiaque, entre outras atividades em contato com a natureza. A maior parte de seus atrativos fica no Parque Estadual de Itaúnas

Onde viajar em março?

onde viajar em março

Arraial do Cabo. Foto: Samuel Adventure B / Wikimedia Commons

Como o frio ainda não chegou em março, o mês também é indicado para curtir as praias do nordeste ao sul do Brasil. Veja quais as melhores opções para visitar nesta época do ano.

Búzios, Cabo Frio e Arraial

Os paraísos do litoral fluminense estão entre as opções de lugares para visitar em março, com destaque para Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo. Búzios é um paraíso de águas cristalinas, com 23 praias. Cabo Frio fica na Região dos Lagos do Rio de Janeiro e oferece belas paisagens. Arraial do Cabo, por sua vez, é um destino famoso por suas praias de areias branquíssimas e a água cristalina em tons de azul turquesa.

Foz do Iguaçu 

Famosa por abrigar as monumentais cataratas, Foz do Iguaçu é uma cidade paranaense na fronteira com a Argentina e o Paraguai que oferece muito mais que o passeio para as quedas d’água.

Ubatuba e Ilhabela 

Cercada pela serra e banhada por um mar que vai de esmeralda a turquesa, Ubatuba fica em uma região privilegiada do litoral norte de São Paulo. A cidade tem mais de 100 praias, em 80 quilômetros de litoral, que agradam a todos os tipos de viajantes. 

Do mesmo modo, Ilhabela oferece várias opções de lazer e praias paradisíacas para visitar. Não é por menos que, ao lado de Ubatuba, é um dos destinos mais cobiçados do litoral norte de São Paulo. 

Recife e Olinda 

Recife, capital de Pernambuco, é rica em cultura e história e conquista a todos os turistas por sua beleza e diversidade. Nela você encontra casarões coloniais preservados em meio ao centro urbano desenvolvido, muitos museus e igrejas imponentes.

Outra jóia de Pernambuco, Olinda é rica em história, cultura, gastronomia e tem belas praias. Localizada a apenas 10 km de Recife, a cidade também tem casarios históricos, diversas igrejas barrocas e é cheia de cor nas várias galerias e mercados de artesanato.

Onde viajar em abril?

onde viajar em abril

Chapada dos Veadeiros. Foto: Antonio José Maia Guimarães / Wikimedia Commons

Com clima mais seco e temperatura amena, o mês de abril é excelente para viagens de aventura, principalmente, em meio à natureza. Por isso, separamos essas dicas para você que tem espírito aventureiro e curte ecoturismo.

Chapada dos Veadeiros

Você gosta de aventura? Então, deve visitar a Chapada dos Veadeiros. Entre cânions e cachoeiras, a bela paisagem tem cenários sem igual, formados a partir da ação do tempo, como o incrível Vale da Lua. 

Diamantina / Guimarães / Mesas 

Mas Goiás não é o único estado privilegiado com este tipo de lugar. Bahia, Mato Grosso e Maranhão também têm chapadas impressionantes que vale a pena visitar em abril. A Chapada Diamantina, na Bahia, é perfeita para quem quer curtir a natureza entre grutas, cachoeiras e muito verde. Já a Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, reserva experiências únicas em meio a uma natureza exuberante.  

Localizada no Maranhão, a Chapada das Mesas é coberta pela vegetação do cerrado e tem cerca de 89 cachoeiras de beleza sem igual.

Balneário Camboriú 

Balneário Camboriú é uma cidade litorânea com cara de metrópole, com grandes edifícios e uma orla bem servida por restaurantes, bares e shoppings. É o destino ideal para quem quer aproveitar a praia, mas não abre mão da comodidade de uma cidade grande.

Caldas Novas e Rio Quente 

Caldas Novas e Rio Quente, em Goiás, são famosas suas águas termais. Com mais estrutura, Caldas Novas tem inúmeras piscinas naturais e artificiais de águas quentes. Rio Quente, por sua vez, é uma cidade pequena que ficou conhecida por abrigar o famoso Rio Quente Resort.

Onde viajar em maio?

onde viajar em maio

São Paulo. Foto: Divulgação

Nem muito quente nem muito frio, maio é um mês excelente para viagens mais urbanas. Se você gosta de conhecer cidades e aproveitar passeios culturais e noturnos, programe sua viagem de maio para algum destes lugares:

São Paulo

São Paulo, a maior metrópole do Brasil, é o destino ideal para quem procura por diversão, imersão cultural, lugares para fazer compras ou bons restaurantes para experimentar diferentes gastronomias.

Estrada Real

Maior rota turística do Brasil, a Estrada Real tem mais de 1600 quilômetros de vias que passam por dezenas de cidades e povoados em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O percurso refaz caminhos antigos e foi criado para preservar o patrimônio e a história da época da colonização.

Rio de Janeiro

Conhecida como a Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro tem lindas praias, muitas opções de lazer e cultura, além de pontos turísticos majestosos, como os morros do Corcovado e do Pão de Açúcar. 

Porto Alegre

Outra capital que vale a pena conhecer, Porto Alegre é arborizada, ótima para caminhar e com várias atrações. Poá, como é conhecida a capital do Rio Grande do Sul, é perfeita para uma viagem de final de semana ou férias mais longas.

Onde viajar em junho?

viagens nacionais

Jalapão. Foto: Adribeiro2020 / Wikimedia Commons

O clima ameno de junho facilita visitar destinos em que a temperatura normalmente é mais alta. E, claro, como não podemos esquecer, as festas juninas são atrações imperdíveis de junho. Veja para onde viajar neste mês:

Jalapão

Se você gosta de ecoturismo e contato extremo com a natureza, o Jalapão é uma ótima opção de destino para o mês de junho. Localizada no cerrado brasileiro, é o lugar perfeito para se desligar do agito das grandes cidades. 

Manaus (Novo Airão, Parque Nacional do Jaú e Anavilhanas)

Manaus atrai muitos turistas que desejam ver, de perto, a exuberância da Floresta Amazônica, mas a capital amazonense tem muito mais a oferecer. O centro é repleto de prédios centenários e a culinária regional é uma atração à parte que não pode ficar fora do seu roteiro. 

A cerca de 190 km de Manaus, outro destino imperdível no Amazonas é o município de Novo Airão. Ele tem uma infinidade de praias de água doce, uma mais bela que a outra, que se concentram, principalmente, no Parque Nacional de Anavilhanas e são acessíveis por passeios de barco. 

Outra opção de lugar para conhecer no Amazonas, o Parque Nacional do Jaú é uma das maiores extensões de floresta tropical úmida contínua do mundo. O acesso também é feito por passeio de barco.

Natal e Pipa

Apesar de ser o início do inverno no Brasil, em Natal o mês de junho tem temperaturas entre 22º e 30º e é uma excelente opção de viagem para quem quer fugir do frio. Bem estruturada, a cidade tem belas praias, dunas em meio ao centro urbano, um circuito cultural rico e natureza exuberante.

E se não bastasse tudo isso, ainda serve de base para conhecer outros paraísos do litoral do Rio Grande do Norte, como a Praia de Pipa. Com águas mornas e cristalinas e um paredão de falésias, Pipa é a praia mais famosa do município de Tibaú do Sul, a 85 km de Natal.

São João: Campina Grande, São Luís, Caruaru

Agora, temos três destinos imperdíveis para quem gosta de festa junina: Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e São Luís (MA). Campina Grande tem uma das mais lindas festas juninas do nordeste e reúne cerca de 2 milhões de pessoas nos eventos que duram todo o mês de junho.

Já a Festa de São João de Caruaru reúne tudo o que esta festa tradicional permite: pau de sebo, correio elegante, casamento caipira e grandes quadrilhas. Enquanto em São Luís as comemorações começam no sábado de aleluia e vão até o Dia de Santo Antônio, com mais de 100 grupos de Bumba-Meu-Boi.

Onde viajar em julho?

viagens nacionais

Rota das Emoções. Foto: Carlos Souto / Wikimedia Commons

Que julho é um dos meses mais frios todos sabem. E, na maioria das vezes, é escolhido para se conhecer os destinos clássicos de inverno. Porém, pode ser também uma ótima época para visitar lugares mais quentes, principalmente no nordeste. 

Rota das Emoções (Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara) 

A Rota das Emoções é um roteiro turístico por três estados que inclui Jericoacoara (CE), Delta do Parnaíba (PI) e Lençóis Maranhenses (MA). Ele combina paisagens incríveis, sol, dunas e praias de águas cristalinas, um ótimo passeio para fazer em julho.

Litoral do Ceará: Icaraizinho, Camocim, Flecheiras e Jericoacoara 

Também no nordeste, o litoral do Ceará reserva lugares lindos para conhecer, especialmente no mês de julho. Vale a pena programar uma viagem pelas cidades de Icaraizinho, Camocim, Flecheiras e Jericoacoara. O sossego é uma marca deste roteiro pelo litoral do Ceará, perfeito para quem quer fugir de aglomerações.

Galinhos e São Miguel dos Milagres 

Se você tem vontade de conhecer praias desertas, com visual de paraíso, Galinhos (RN) e São Miguel dos Milagres (AL) são ótimas opções de viagem em julho. Com beleza rústica, Galinhos tem dunas e mar calmo. São Miguel dos Milagres tem mar de águas claras e mornas, onde formam-se piscinas naturais belíssimas.

João Pessoa

A capital da Paraíba é uma cidade com muitos encantos e belezas e, apesar de não estar entre os principais destinos, João Pessoa é uma ótima dica para conhecer em julho. Lá você encontrará lindas praias, um centro histórico belíssimo e excelentes áreas de convivência.

Aracaju 

Unindo modernidade, clima de interior e praia, Aracaju é uma cidade do litoral do nordeste que vale a pena visitar. A capital de Sergipe tem ótima infraestrutura, uma natureza incrível e belas praias. Entre as atrações, há porções de areia praticamente desertas, um rico centro histórico, boa gastronomia e passeios de buggy.

Caldas Novas e Rio Quente no frio 

Destinos conhecidos por suas águas termais, que podem chegar aos 70 graus, Caldas Novas e Rio Quente também são excelentes destinos para viajar no frio. Além disso, por lá o clima é seco e quente mesmo no mês de julho. Por isso, você pode curtir os incríveis parques aquáticos de lá mesmo nas suas férias de inverno.

Onde viajar em agosto?

viagens nacionais

Fernando de Noronha. Foto: Jujunatrip / Wikimedia Commons

Auge do inverno, o mês de agosto é perfeito para conhecer lugares frios, mas também é ótimo para fugir para destinos de calor sem os preços elevados da alta temporada.

Fernando de Noronha 

Um paraíso de águas cristalinas, natureza deslumbrante e uma vida marinha riquíssima, Fernando de Noronha é um ótimo destino para viajar em agosto. Nesta época, o clima por lá é quente, com temperaturas em torno dos 28º.

Bonito (visibilidade máxima da água) 

Agosto é o último mês da temporada de seca em Bonito, por isso é a melhor época para fazer as famosas flutuações. Isto porque é nesse período que há visibilidade máxima nas águas dos rios. 

Jericoacoara e Lençóis Maranhenses 

Como já mencionamos, Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses têm cenários paradisíacos e são perfeitos para quem busca uma experiência surreal no litoral do nordeste. Ambos os destinos permanecem com temperaturas elevadas em agosto e pouca incidência de chuva.

Nos Lençóis Maranhenses, em particular, o mês é um dos melhores para aproveitar as lagoas.

Serra da Mantiqueira 

O clima frio natural da Serra da Mantiqueira ganha mais destaque no mês de agosto, quando as temperaturas caem bastante e há nevoeiros e geadas. A região conta com destinos famosos, como Campos do Jordão, e ótimos lugares para se hospedar e curtir as lindas paisagens das montanhas.

Gramado (Festival de cinema)

Gramado, além de ser um destino para quem curte o frio, é também uma ótima opção para viajar em agosto. Isto porque é neste mês que ocorre o Festival de Cinema de Gramado.

Onde viajar em setembro?

viagens nacionais

Itacaré. Foto: Marinelson Almeida / Flickr

O mês de setembro é uma ótima época para viajar tanto para quem quer economizar como para quem gosta de temperaturas amenas. Isto porque fica fora da alta temporada do verão e das férias escolares e não é nem muito frio nem muito quente. Confira algumas opções de destinos.

Vinícolas de Bento Gonçalves 

Bento Gonçalves é um destino ótimo para aproveitar no inverno, porém, se você quiser fugir do agito da alta temporada, o mês de setembro é a melhor opção. Com menos fluxo de turistas, é a época ideal para conhecer as vinícolas com tranquilidade e exclusividade.

Expoflora em Holambra 

Um evento imperdível em setembro é a Expoflora em Holambra. A maior festa de flores da América Latina ocorre desde 1981 e é um espetáculo belíssimo. E não é por menos, a cidade é responsável por quase metade da produção de flores no país.

Praias de Alter do Chão (época dos rios baixos) 

Setembro é a melhor época para aproveitar as praias de água doce de Alter do Chão. Neste período, não há muitas chuvas e as águas dos rios baixam, fazendo surgir as porções de areia. 

Itacaré 

Assim como em Alter do Chão, o mês de setembro é a época perfeita para visitar Itacaré, no litoral da Bahia. Cercada por Mata Atlântica, a cidade litorânea tem praias belíssimas.

Onde viajar em outubro?

onde viajar em outubro

Belém. Foto: Cayambe / Wikimedia Commons

O mês de outubro é marcado pelo aumento das temperaturas e, em algumas regiões, a baixa incidência de chuvas favorece a realização de passeios incríveis. Veja algumas opções:

Belém (círio de Nazaré)

Realizada no segundo domingo de outubro em Belém, o Círio do Nazaré é a maior festa religiosa do Brasil e atrai muitos turistas. A tradicional manifestação cultural é um evento incrível e torna a visita a Belém ainda mais especial.

Brotas 

Outubro é o melhor mês para visitar Brotas, no interior de São Paulo. Isso porque tem calor de verão, em torno dos 30ºC e pouca chuva, o que favorece a prática dos esportes radicais, principais atrações de lá.

Maceió

Dias ensolarados e sem chuva marcam o mês de outubro em Maceió, o que garante o cenário perfeito para curtir suas belas praias e passeios imperdíveis. Vale lembrar que Maceió tem uma das orlas urbanas mais bonitas, bem arborizada e com mar verdinho.

Rota do Cangaço

A Rota do Cangaço é um passeio leve, feito de barco pelas águas do Rio São Francisco a partir de Piranhas, em Sergipe. A melhor época para realizá-lo é no mês de outubro, quando o volume de chuvas é baixo e as temperaturas ficam entre 23º e 27,5ºC.

Onde viajar em novembro?

onde viajar em novembro

Foto: Daniel Souza Lima / Wikimedia Commons

Novembro é um ótimo mês para aproveitar destinos de verão antes do aumento de preços de hospedagens e passagens da alta temporada. 

Ilha Grande

Apesar de ser o início das temporadas de chuva, Ilha Grande é uma ótima opção de destino para curtir em novembro. Isto porque há pouca movimentação de turistas e os preços são mais atrativos do que no verão. Por isso, vale a pena aproveitar as paradisíacas praias deste cantinho do litoral fluminense neste mês.

Praia do Forte

Assim como na Ilha Grande, o mês de novembro também é um dos melhores para conhecer a Praia do Forte, que costuma ser mais visitada em janeiro. Por lá, o mar é calmo e a praia é cercada por coqueiros. Além disso, a Vila da Praia do Forte é repleta de restaurantes e diversas lojinhas. 

São Miguel dos Milagres 

O mês de novembro é o auge do período seco em São Miguel dos Milagres, por isso é perfeito para aproveitar suas belas praias desertas. Com mar calmo, águas claras e mornas, é o destino ideal para quem procura tranquilidade para curtir banhos relaxantes.

Onde viajar em dezembro?

onde viajar em dezembro

Domingos Martins. Foto: Marcio Malacarne / Wikimedis Commons

Em dezembro, o clima mais frio das cidades serranas atraem quem não curte lugares quentes. Isto faz com que lugares conhecidos como destinos de inverno sejam também opção de viagem no verão. 

Natal Luz em Gramado

Apesar de começar em outubro e ir até janeiro, o Natal Luz em Gramado tem seu ápice em dezembro. O evento atrai milhões de turistas para a cidade, que fica ainda mais bonita com as decorações natalinas.

Campos do Jordão 

É fácil caminhar por Campos do Jordão mesmo no auge do verão. Em dezembro, as temperaturas por lá não ultrapassam os 22º C. Ou seja, você pode aproveitar os passeios ao ar livre nos parques, admirar as lindas paisagens nos vários mirantes e saborear deliciosos pratos nos restaurantes e bares da cidade.

Monte Verde 

O mesmo ocorre em Monte Verde, onde as temperaturas não ultrapassam os 24ºC. Localizada a 1.600 metros de altitude, esta cidade mineira fica perto da divisa com São Paulo e tem clima frio o ano todo.

Teresópolis 

Um dos principais destinos turísticos da Região Serrana do Rio de Janeiro, Teresópolis tem clima ameno e agradável mesmo no verão. E, por isso, é uma ótima opção de passeio em dezembro, uma vez que a maior parte das atrações de lá são ao ar livre.

Nova Friburgo 

Fundada como uma colônia suíça, Nova Friburgo é uma cidade serrana com clima frio o ano todo e belas paisagens, que podem ser contempladas em picos com mais de mil metros de altura.

Domingos Martins 

Para aproveitar as belas cachoeiras e praticar rafting nos rios de Domingos Martins, dezembro é um dos melhores meses para visitar este cantinho do interior do Espírito Santo. Conhecida como destino de inverno pelo clima frio de serra, esta cidade também é uma excelente opção para uma viagem de verão.

Agora que você já tem todas as informações para saber onde ir em cada mês do ano, não tem mais desculpas para não programar suas próximas férias. Estas opções de viagens nacionais agradam a todos os tipos de viajantes.  

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Brasileiros podem se vacinar nos EUA? Entenda as condições

Artigo anterior

O que fazer em Porto Seguro: atrações, passeios e lugares para ir

Artigo seguinte

Você pode gostar