Se você é do time que gosta de se programar com antecedência, veja este calendário e descubra quais serão os feriados de 2023 para planejar suas viagens

2022 ainda não acabou, mas já estamos de olho no próximo ano, principalmente, nos feriados de 2023. Depois de três anos com o calendário de folgas atípico, nada melhor do que ver tudo voltando ao lugar, não é mesmo? E, pensando em quem gosta de aproveitar os feriados para viajar e, ainda, faz questão de planejar com antecedência, preparamos este post.

Aqui, vamos detalhar quais serão os feriados de 2023. E mais, daremos dicas de como você pode curtir cada um deles, seja em uma viagem em família, com seu amor, um grupo de amigos ou, até mesmo, sozinho. Com um bom planejamento, é possível, inclusive, programar uma viagem internacional rápida. Confira!

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Janeiro: Confraternização Universal ( 01/01 – Domingo)

Feriados em 2023

Foto: Christian de Santana/Unsplash

O primeiro feriado de 2023 e o único do mês de janeiro. O Dia da Confraternização Universal cairá em um domingo. Portanto, quem planeja passar a virada do ano em um destino turístico e precisa voltar à rotina já no dia 02, deve se preparar para voltar de viagem ainda no dia 01. Uma dica é escolher uma cidade litorânea ou do interior próxima de sua casa para facilitar o retorno, por exemplo.

Fevereiro: Carnaval (21/02 – Terça)

Feriados em 2023

Foto: Ferran Feixas/Unsplash

Em 2023, o Carnaval volta a ser comemorado no mês de fevereiro com tudo o que tem direito. Por isso, se você é do tipo que não perde uma folia, vale a pena programar uma viagem para os destinos mais animados nesta época do ano, como Recife, Olinda, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Já quem prefere aproveitar o feriadão para descansar longe do agito, cidades serranas são uma ótima opção, como Gramado e Canela. Os amantes do ecoturismo também podem aproveitar o Carnaval para visitar Caldas Novas e Nobres.

Março: sem feriados em 2023

Centro Cultural do Banco do Brasil, Rio de Janeiro

Foto: Vitor Machado/Unsplash

Março é um dos meses sem feriados em 2023. Mas isso não impede que você faça viagens rápidas nos finais de semana, como um bate e volta em destino próximo, por exemplo. Uma ótima pedida é, também, explorar a região onde mora, conhecer os pontos turísticos, visitar museus e centros culturais, explorar as opções gastronômicas e curtir os parques.

Abril: Sexta Santa (07/04 – sexta) e Tiradentes (21/04 – sexta)

Feriados em 2023

Foto: Marcus Dall Col/Unsplash

Se em março não tem nenhum feriado, abril compensa com dois feriados com emenda no final de semana. Ou seja, dá para planejar uma viagem legal de três dias. No primeiro deles, a Sexta Santa, os destinos religiosos são os mais procurados, como Aparecida do Norte. Mas é possível viajar para diversas partes do país e, até, para lugares da América do Sul, como a Ilha de Páscoa, no Chile.

Aqui no Brasil, Foz do Iguaçu é uma ótima opção de destino para viajar em abril, tanto na Sexta Santa quanto no feriado de Tiradentes. Depois das chuvas de verão, as cataratas estão com volume de água intenso e, claro, belíssimas. Outras ótimas pedidas são as Chapadas dos Veadeiros, Diamantina, dos Guimarães e das Mesas para os mais aventureiros.

Maio: Dia do Trabalho (01/05 – segunda)

Feriados em 2023

Foto: Raphael Nogueira/Unsplash

Uma folga merecida para todos os trabalhadores, o feriado do início de maio cairá em uma segunda-feira, emendando com o final de semana. Para aproveitar o Dia do Trabalhador longe do frio e das chuvas, aposte nas praias do Nordeste, sobretudo na Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. O Rio de Janeiro também é um ótimo destino para visitar nessa época do ano, assim como São Paulo e Porto Alegre.

Junho: Corpus Christi (08/06 – quinta)

Feriados em 2023

Foto: Eduardo Dudu/Pixabay

Não dá para pensar no mês de Junho sem lembrar das festas juninas que ocorrem por todo o país. E, se você gosta de uma boa quadrilha e das comidas típicas, nossa dica para o feriado de Corpus Christi é programar uma viagem para Campina Grande. A cidade paraibana é famosa por sediar um dos maiores São João do país. São Luís e Caruaru também são ótimos destinos para curtir uma boa festa junina. Agora, se o que você quer é contato com a natureza, visite o Jalapão no feriado de Junho.

Julho e Agosto: sem feriados em 2023

Feriado na serra gaúcha

Foto: Vivi Florencio/Pixabay

Julho e Agosto são meses sem feriados. No entanto, vários destinos ficam movimentados devido às férias escolares. Mas para quem não pode tirar férias, vale a pena apostar em saídas de final de semana, como uma escapadinha para uma cidade de serra para aproveitar o clima frio. Monte Verde, Campos do Jordão, Gramado, Canela e Teresópolis são ótimos destinos de inverno para conhecer nessa época do ano.

Setembro: Independência do Brasil (07/09 – quinta)

Feriados em 2023: Holambra

Foto: Tania Parejo Tania/Pixabay

Para quem pode emendar o feriado de quinta-feira com o final de semana, a folga do Dia da Independência é uma ótima oportunidade para viajar, seja para dentro ou fora do país. Por exemplo, dá para visitar San Pedro de Atacama, no Chile, ou apostar em roteiros nacionais, como conhecer as Vinícolas de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O início da primavera torna, ainda, uma visita à Holambra irresistível. Além dos campos floridos, a cidade sedia a Expoflora, a maior festa de flores da América Latina, em setembro. 

Outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10 – quinta)

Feriados em 2023

Foto: Zé Carlos Barreta/Wikimedia Commons

Assim como na Sexta Santa, em abril, o feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida movimenta o principal destino religioso do país. A cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo, recebe milhares de peregrinos, vindos de toda parte do país. Belém, no Pará, é também atrai muitos turistas nessa data, devido à comemoração do Círio do Nazaré. Outras opções de lugares para visitar no feriadão de Outubro são Brotas, para os amantes do ecoturismo, e Maceió, para quem não abre mão de curtir o mar.

Novembro: Finados (02/11 – quinta) e Proclamação da República (15/11 – quarta)

Feriados em 2023: Ilha Grande

Foto: Divulgação

Com um feriado prolongado e um no meio da semana, Novembro será um mês com diferentes possibilidades de passeios. No feriado de Finados, por exemplo, os destinos do litoral devem ser os mais movimentados, sobretudo por conta do clima quente deste mês. Nossas sugestões são: Ilha Grande, no Rio de Janeiro, Praia do Forte, na Bahia, e São Miguel dos Milagres, em Alagoas. Já no feriado da Proclamação da República, como cairá no meio da semana, vale a pena tirar o dia para explorar os atrativos turísticos de sua cidade.

Dezembro: Natal (25/12 – segunda)

Feriados em 2023: Natal em Gramado

Foto: Larissa Fraga/Wikimedia Commons

Para fechar a lista de feriados de 2023, o Natal do próximo ano cairá em uma segunda-feira, emendando a folga, assim, com o final de semana. O calor do verão, para muitos, torna as praias os melhores destinos para passar a data. Mas há quem prefira um clima mais ameno. Nesse caso, Gramado é uma ótima opção de lugar para viajar no Natal. Além das temperaturas agradáveis nessa época do ano, a cidade realiza uma das mais bonitas festas de Natal do país. Mas é importante programar a viagem com antecedência.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Tudo o que você precisa saber para esquiar em Bariloche

Artigo anterior

Casa en el Agua, hospede-se em um hostel no meio do Caribe colombiano

Artigo seguinte

Você pode gostar